Na manhã de ontem, dia 2, foi instalada oficialmente na Câmara dos Deputados, em Brasília, em sessão presidida pelo deputado federal Ricardo Izar, a Frente Parlamentar em Defesa da Vasp", com a adesão de 66 deputados e 16 senadores. A iniciativa se destina a propor medidas em caráter de urgência às instâncias do legislativo e executivo, para garantir a sobrevivência e a recuperação da Vasp.
A primeira missão, segundo o coordenador da Frente Parlamentar, Ricardo Izar, será reunir parlamentares, senadores e funcionários da companhia com o vice-presidente e ministro da Defesa, José de Alencar. Na ocasião, serão propostas medidas que possibilitem à companhia superar a crise e a garantir a manutenção de cerca de 7 mil empregos diretos.
Entre as reivindicações destacam-se a criação de uma linha de financiamento para aquisição de aeronaves nacionais, o pagamento das dívidas contraídas pelos governos estaduais e federal, como a cobrança indevida do ICMS, os débitos da ECT, sem contar os créditos pendentes da ação da erosão tarifária. "Deve-se ressaltar que, se a Vasp deve ao governo e está submetida à constante pressão por parte das autoridades, o governo deve muito mais à companhia. O pagamento desses créditos permitirá que a empresa quite suas pendências e equilibre o seu caixa", diz Izar.
O deputado lembra também que "o governo tem que agir com isonomia e deve adotar soluções para o transporte aéreo como um todo, não apenas para atender a interesses de determinadas empresas, como temos visto na mídia", conclui.
Fonte: Brasilturis Jornal