Doze meses passados e o Brasil ganhou mais fôlego nos principais encontros de turismo internacionais. O Ministério do Turismo, por meio da EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo), levou o País para 40 feiras do setor em 2004, 16 a mais do que quando foi lançada a "Agenda de Promoção Comercial do Turismo Brasileiro no Mercado Internacional", em 2003.
O Brasil atualmente marca maior presença no exterior tanto em número de feiras quanto em segmentos. Cada vez mais o País está em eventos de nichos como Golfe (Golf Festival, Suécia, fevereiro; IGTM, Portugal, dezembro) e incentivo (IT&ME, EUA, setembro; M&IT, Inglaterra, outubro; EIBTM, Espanha, dezembro).
O crescimento também foi qualitativo: o Brasil mostrou mais seu espírito, sua diversidade e produção cultural por meio de ações diferenciadas durante os eventos, como atrações culturais e realização de Noites Brasileiras.
Eventos festivos que reúnem profissionais, imprensa e autoridades, as Noites Brasileiras ofereceram um pouco da cultura brasileira num momento de descontração que contou, nas seis Noites realizadas, com aproximadamente quatro mil convidados; (foram promovidas durante feiras no Peru, Estados Unidos, Argentina, Espanha e Chile). Nas festas, pratos e bebidas típicos eram oferecidos em meio a apresentações musicais de artistas brasileiros (Margareth Menezes e Derico e banda participaram nesse ano) e eventuais sorteios de brindes e passagens para o Brasil.
Fonte: Brasilturis Jornal