terça-feira, agosto 26, 2008

Abav lança novo portal

Fonte: Mercado & Eventos

A Associação Brasileira de Agências de Viagens lançou oficialmente hoje seu novo portal (www.portalabav.com.br). O site é mais interativo que o antigo e apresenta todos os programas oferecidos pela Abav Nacional, além de um hotsite sobre a Feira das Américas, evento promovido pela Associação no mês de outubro no Rio de Janeiro. O antigo endereço eletrônico (abav.com.br) será, em breve, remetido ao novo site.

O portal foi pensado e preparado por diversos líderes do trade que se reuniram durante uma tarde na sede da Abav, em São Paulo, e idealizaram o melhor formato. Segundo Carlos Alberto Amorim, presidente da Abav, este novo site visa dar uma atenção maior ao agente, facilitando seu acesso e navegação:

"O agente não pode pensar na tecnologia como algo que o prejudica. A internet, pelo contrário, é uma ferramente que o ajudará em pesquisas. Quem não se inserir nessa realidade e mentalizar a ajuda que ela traz, estará fadado ao fracasso", explicou.

Antonio Azevedo, diretor da Iccabav, confirmou que uma empresa foi contratada para verificar o conteúdo das informações inseridas no site. As próprias agências e Abav Nacional ficaram responsáveis por alimentá-lo.

"A idéia é fazer do site uma ferramente de busca para o agente. O cliente chega pra ele e pede um roteiro de cruzeiros pelo Mediterrâneo. O agente entra no site e procura pela informações que busca e consegue ver qual melhor pacote se encaixa no gosto do cliente. Quem vai disponibilizar no site essas informações é a própria operadora e para que não haja problema, contratamos uma empresa para verificar as informações contidas no portal", explicou.

O próximo passo da Abav Nacional é fazer com que as estaduais reforcem seus portais, dando uma assistência maior aos agentes associados: "Hoje há associadas que não investem no site e isso prejudica o agente que precisa fazer buscas por informações. Isso atrapalha, principalmente, aqueles associados que estão no interior e não têm a oportunidade de participar de cursos e eventos de capacitação", disse Amorim.

Para Azevedo, o grande diferencial deste portal é a mudança de postura. "A forma anterior era dividida em três focos: agente - consumidor; agente - fornecedor; e agente com Abav. Hoje voltamos nossa atenção aos dois primeiros focos. Um site nunca está pronto e vamos sempre atualizá-lo", disse.

Segunda fase do Proagência investe em cursos à distância

O novo portal vai servir também como ferramenta para cursos de e-learnig (à distância), uma marca da segunda fase do Proagência. O primeiro curso com esse estilo acontece em setembro, como teste. A série de sete cursos oferecidos pela Abav estará disponível somente no início de 2009.

O Proagência é um programa da Abav em parceria com o Sebrae. Para Dival Schimidt, responsável pela parte de turismo do Sebrae, o programa valoriza ainda mais o trabalho do agente: "O turismo é um estado de felicidade e nós que temos essa matéria prima pra trabalhar é uma beleza. Eu não tenho dúvidas que esse programa valoriza ainda mais o trabalho deste profissional". Schimidt lembrou que nesta semana o Sebrae está reunindo consultores de todos os estados do Brasil que estão participando de cursos de capacitação. "Estão se capacitando para dar vida útil ao programa", complementou.

O diretor da Iccabav explicou que os cursos sofreram mudanças em relação aos últimos aplicados. A principal, segundo ele, é na linguagem, passando a seguir uma própria do agente. Ao todo serão sete cursos, assim explicados por Azevedo: "três são dedicados aos gestores - curso de gestão e estratégia, gestão de pessoas e gestão de negócios, mais uma vez dando força aos gestores; depois um curso para os quatro segmentos: consolidadores, operadoras, receptivo, agentes de viagens, esse último sobre a mudança de agente para consultor, pois muitos já se alto intitulam como consultor, mas continuam exercendo trabalho de agente".