quarta-feira, setembro 17, 2008

Azul quer iniciar este ano operações no Santos Dumont

Com direito à estouro de champagne, o presidente do Conselho de Administração da Azul, David Neeleman e o CEO da companhia Pedro Janot, promoveram oficialmente hoje (17/09), no aeroporto Santos Dumont, a solenidade de batismo da primeira aeronave da Azul Linhas Aéreas, um avião Embraer 190 arrendado junto a JetBlue com capacidade para 106 passageiros, com o slogan "O Rio continua azul".

Na ocasião, David Neeleman confirmou que aguarda da Anac a aprovação do Cheta, documento necessário para o início das operações em janeiro de 2009. "Estamos muito animados para dar inicio às operações da Azul e queremos aumentar o fluxo de passageiros para o Rio em 50% operando tanto no Santos Dumont como no Galeão para cidades do interior do país".

Neeleman confirmou o encontro com o governador Sérgio Cabral e disse que a empresa tem interesse em participar do processo de privatização de aeroportos como os do Galeão e também Viracopos. "Existem muitas empresas no mundo que teriam interesse de investir nestes aeroportos e podemos adotar o mesmo modelo da Jet Blue que tem seu próprio terminal de passageiros em Long Beach, na California", admitiu.

O dirigente também confirmou que a Azul recebe mais cinco aviões da Embraer até o final do ano, sendo o próximo no dia 15 de outubro. Com um capital inicial de US$ 200 milhões, a empresa que está contratando sete mil funcionários quer chegar a 2010 com 16 aeronaves.

Para Pedro Janot, presidente da Azul, o importante é que a empresa esteja começando a operar com um avião da Embraer, uma empresa brasileira, com serviço diferenciado. "Estamos trazendo uma nova proposta de serviços diferenciados para nossa aviação comercial que inclui um atendimento de bordo especial", disse.

Segundo Carlo Eduardo Pellegrini, superintendente de segurança da Anac, há possibilidade da Azul começar a operar ainda este ano. "Tudo depende da própria empresa, já que o processo da Anac é rápido. Basta que a empresa atenda as exigencias para liberarmos o certificado", finalizou.

O diretor de Marketing da Azul, Gianfranco Beting confirmou também que a Azul está finalizando os estudos do programa de milhagem e que vai trabalhar com o sistema GDS junto com os agentes de viagens.

Na entrevista coletiva foi admitida pela direção da companhia que o Rio possa vir a ser a sede operacional da Azul e ter um centro de manutenção. Sobre o interesse por Congonhas, Neeleman lembrou que não é bom para o mercado ter apenas duas companhias aéreas operando na Ponte-Aérea. "A Anac prometeu reformular a distribuição de slots e temos interesse em operar lá também", afirmou depois de admitir que as operações da Azul para países da América do Sul só ocorrerão numa segunda etapa..

Miguel Dhau, vice-presidente de Operações espera ter o Cheta em 30 dias para então definir a malha aérea da companhia que terá serviços diferenciados de bordo como 30 canais de televisão.

Fonte: Luiz Marcos Fernandes - Mercado & Eventos