segunda-feira, setembro 15, 2008

João Pessoa CVB participou em Rosário de Encontro Latino Americano de Conventions


O João Pessoa Convention Bureau integrou como único Convention do Nordeste, diante de convite da CBC&VB, a comitiva de 25 representantes da Rede de Conventions Brasileira, que participou do I Encontro Latino Americano de Convention Visitors Bureaux no período de 9 a 11 de setembro, em Rosário, Argentina. O encontro visou apoiar na captação de eventos para o Brasil, além de ampliar a presença da entidade na América Latina e articular com as demais acordos de cooperação técnica, tendo em vista uma reconhecida tradição e experiência de atuação no segmento. Esses encontros acontecerão a cada dois anos.

Simultaneamente ao I Encontro, houve o 4º Encuentro da Rede Internacional de Marketing e Desarollo Urbano e o II Congreso Mundial de Marketing de Ciudades, algo essencial no processo de produção do turismo de negócios e eventos e promoção de destinos. O tema abordado foi “Em um mundo de experiências, a mesma essência”, que traduz a disposição dos participantes em promover o intercâmbio entre os trabalhos realizados em cada cidade onde haja um Convention Bureau.

Do Brasil participaram, além do presidente João Moreira, que chefiou a delegação, e assessores técnicos da CBC&VB, representantes dos conventions de Porto Alegre, Caxias, Pelotas, Gramado, Curitiba, Foz do Iguaçu, Ouro Preto, Araxá, Uberlândia, Juiz de Fora, Belo Horizonte, João Pessoa, Cuiabá, Ribeirão Preto, Goiânia, Brasília, e das federações de Convention Bureaux do Paraná, Minas Gerais e Goiás.

O I Encontro LA pretendeu promover o intercâmbio de experiências entre os bureaux dos diferentes países da região, com a finalidade de gerar contato contínuo entre as instituições, em prol do desenvolvimento sustentável do mercado de feiras e congressos. Dos países participantes estavam presentes: Brasil, Chile, Uruguai, Paraguai, Panamá, México, Colômbia, Peru, Espanha, Suíça e a anfitriã Argentina.

Outras personalidades compuseram o grupo de palestrantes, sendo eles: Gina Van Dijk, da Destination Marketing Association International, Mariano Castex, Diretor de Bordo da ICCA Latino-americana e membro ativo dos Convention Bureaux de Buenos Aires, Córdoba, Mar del Plata, Amsterdã e Santiago, Eduardo Sanovicz, ex-presidente da EMBRATUR e atual CEO da Reed/Alcântara, além de autoridades do segmento de Córdoba, Uruguai e Zaragoza (Espanha).

Como parceiro local do Ministério do Turismo, Embratur, Governo da Paraíba, Prefeitura de João Pessoa e Sebrae para a promoção comercial do turismo paraibano interna e externamente e a viabilização de importantes ações setoriais, o João Pessoa Convention foi representado pelo seu executivo, o Turismólogo Ferdinando Lucena (foto acima) que destacou a existência de algo a nos unir fortalecendo o interesse e empenho com que se trabalha na promoção do destino Paraíba e em particular sua capital, tanto a nível nacional como internacional, em conjunto com o poder público e a iniciativa privada, que faz com que se cresça a cada ano o número de Congressos e Convenções em nossa capital.

Fonte: Assessoria de imprensa