sexta-feira, novembro 12, 2004

Brasil entre 20 destinos mais visitados

Fica pronto em março do ano que vem o primeiro plano de marketing turístico internacional do Brasil. Batizado de Plano Aquarela, o trabalho foi encomendado pelo Ministério do Turismo com o objetivo de inserir o Brasil entre os 20 maiores destinos de turismo no mundo. No contexto do plano, será apresentada a Marca Brasil, que vai sintetizar o país como produto turístico.

Desenvolvido pelo Ministério do Turismo e Embratur com a consultoria internacional em turismo Chias Marketing, o Plano Aquarela vai criar condições para o Brasil alcançar três das cinco metas estabelecidas no Plano Nacional de Turismo (PNT): entrada de nove milhões de turistas estrangeiros, ingresso de US$ 8 bilhões em divisas e geração de 1,2 milhão de empregos até 2007. O PNT, que implantou no país um novo modelo de desenvolvimento do turismo, integrado, descentralizado e participativo, tem ainda como metas aumentar para 65 milhões os desembarques domésticos e estruturar três produtos turísticos de categoria internacional por estado.

Lançado há um ano e meio, o Plano Nacional de Turismo já está dando resultados. A atividade turística vive uma expansão sem precedentes. O Ministério inicia, agora, o levantamento dos investimentos individuais em todas as cidades brasileiras. Considerados todos os negócios ligados ao turismo, a expectativa é de que os investimentos cheguem a R$ 20 bilhões até 2007.

Fonte: Gazeta do Povo