A participação de mercado da Vasp na aviação doméstica despencou de setembro para outubro. Números do DAC (Departamento de Aviação Civil) divulgados pelo Snea (Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias) mostram que a participação da companhia no mercado doméstico brasileiro caiu de 8,60% em setembro para 4,47% no mês passado, uma queda de 4,13 pontos. Em outubro de 2003, a Vasp detinha 11,02% do mercado doméstico. De lá para cá, sua participação despencou 6,55 pontos.
A diminuição da participação da Vasp no mercado doméstico coincide com a pior crise financeira da companhia aérea. No final de setembro, os funcionários paralisaram a empresa por 24 horas, o que obrigou a companhia a cancelar uma série de vôos. Ao mesmo tempo, o DAC impediu a empresa de operar seis aeronaves por falta de manutenção e de equipamentos. A Infraero também passou a cobrar pelo pagamento à vista das taxas de embarque.
Com a crise da Vasp, a empresa que mais ganhou mercado em outubro foi a TAM, que passou a deter 39,09% da aviação doméstica. Esse desempenho representa um ganho de 3,43 pontos em relação a setembro e de 3,59 pontos na comparação com outubro de 2003. Com esse resultado, a TAM manteve a sua liderança de mercado pelo 15º mês consecutivo.
Em nota, a TAM informou que o resultado foi proporcionado pelo crescimento do número de passageiros, "conseqüência do aquecimento do mercado de aviação e das parcerias firmadas com empresas aéreas regionais".
A Gol também ganhou espaço com a crise da Vasp, elevando sua participação de 19,84% em outubro de 2003 para 22,63% no mês passado. Em setembro, a empresa detinha 22,02% de mercado.
Já a Varig --que também enfrenta problemas financeiros-- não ganhou muito com a crise da Vasp. A participação da companhia subiu de 31,62% em setembro para 31,98% em outubro. Em outubro de 2003, a participação da Varig era de 31,53%.
Mercado geral
Os números do DAC mostram que o número de passageiros pagantes em vôos domésticos cresceu 14,7% em outubro na comparação com o mesmo mês do ano passado. Na mesma comparação, a aviação internacional avançou 12,7%.
O índice de aproveitamento dos assentos das aeronaves passou de 62% em outubro de 2003 para 68% no mês passado nos vôos domésticos. Nos internacionais, a ocupação passou de 78% para 77%.
As empresas aéreas elevaram no mês passado em 3,9% a oferta de assentos nos vôos nacionais em relação a outubro de 2003. Para os vôos internacionais, a expansão foi de 14,5%.
Fonte: Folha Online