"O Brasil é para o Peru o que os EUA são para o México". Com esta frase, o vice-ministro de Turismo do Peru, Ramiro Salas, definiu a importância estratégica do estreitamento de relações entre os dois países.
O Peru está comemorando o aumento de 30% no fluxo de turistas brasileiros, o que pode ser considerado uma das consequências da instalação de um escritório de promoção em São Paulo, há um ano. Outras medidas que estão sendo estudadas, segundo Salas, são um convênio comercial e a abolição da necessidade do uso de passaporte entre os dois países.
Além do Brasil, o Governo peruano também está buscando atrair outros mercados, como o inglês, por meio de sua participação na WTM 2004. Quem está participando da feira pôde conferir em Londres uma política de promoção bastante agressiva, com pôsteres e banners espalhados por dezenas de estações de metrô e de trem da cidade.
O turismo vem sendo levado tão à sério que foi criado um Fundo de Promoção para o desenvolvimento da atividade. Cerca de 80% deste fundo destina-se ao marketing internacional. No ano passado, a verba chegou a US$6 milhões e este ano fechou em US$15 milhões.
"Turismo virou uma política de Estado. Será desta forma que alcançaremos o desenvolvimento econômico", resumiu o vice-ministro.
Fonte: Mercado & Eventos