A Federação Nacional de Turismo (Fenactur), fundada em 08 de março de 1990, está durante este ano realizando reuniões com representantes do trade turístico e autoridades visando discutir problemas e projetos visando o desenvolvimento do turismo brasileiro. A entidade atualmente conta com 24 Sindicatos afiliados, que representam aproximadamente 12 mil agências de viagens.
De acordo com seu Presidente, Michel Tuma Ness, "desde sua fundação, nossa entidade conserva o objetivo de atuar junto aos organismos oficiais, empresas do setor e à defesa dos direitos, interesses e prerrogativas das Agências de Viagens".
O trabalho está sendo desenvolvido para agregar valor a vários integrantes da cadeia produtiva, trazendo benefícios também para todas as empresas ligadas ao setor, como agências de viagens, hotéis, companhias aéreas, entre outros. De acordo com os índices apurados, no mundo, de cada 15 pessoas que trabalham, uma é empregada em atividade ligada ao turismo.
Com referência à posição da Fenactur frente às políticas governamentais do setor turístico Michel Tuma Ness, "o Brasil já está conseguindo elevar o número de turistas que o visitam. O País está realmente implantando a descentralização dos métodos de gestão na organização do turismo, investindo fortemente em marketing e promoção".
Michel Tuma Ness ressaltou que "a industria bélica é a que mais cresce no mundo e só dissemina a morte. A indústria do turismo é a segunda em todo o planeta e traz desenvolvimento, gera harmonia, amor, aproxima os povos e faz a vida mais feliz. Vamos fazer do Turismo, a curto prazo, a indústria número 1 da Terra".
Fonte: O Norte