Temporada de cruzeiros começa em outubro, mas empresas oferecem até 23% de descontos para quem fechar pacote este mês
Quem planeja um roteiro de férias sobre o mar já pode começar a se preparar. Opções de navios e destinos não vão faltar com a temporada 2004/2005 de cruzeiros e minicruzeiros que começa em outubro e se estende até abril. E, ao contrário do que se pensa, os pacotes não são inacessíveis aos viajantes, que podem contar com parcelamentos e descontos de até 15% nas tarifas para reservas com pagamento até o fim deste mês. Para quem já é cliente antigo, é possível conseguir abatimento de mais 10% em algumas companhias.
A programação deste período vai contar com três novas embarcações que aportam pela primeira vez na costa brasileira, em dezembro: os transatlânticos MSC Armonia, o Pacific e o Costa Victoria, que tem 252,9 metros de comprimento – o maior de todos os que vão navegar pelo Brasil. A previsão é que seis embarcações, trazidas por quatro empresas de cruzeiro, façam o percurso pelo litoral.
Na rota dos transatlânticos, os litorais do Rio de Janeiro, de São Paulo e cidades do Nordeste, como Salvador e Ilhéus, são paradas garantidas, tanto para os navios que fazem turismo de longo curso, que usam o litoral brasileiro apenas como passagem, quanto para os de cabotagem (aqueles que permanecem no Brasil durante toda a temporada).
A bordo, os passageiros encontrarão atrações para todos os gostos e idades. No MSC Armonia, por exemplo, os viajantes tem à disposição duas piscinas, shows internacionais, spa, academia com vista para o mar e até clube infantil para os baixinhos. Sem contar suítes com varanda, com vistas de tirar o chapéu.
Segundo a diretora da empresa IM Turismo, Irene Motta, é possível gastar R$ 2.400 por pessoa, em um cruzeiro de oito noites, para fazer roteiro de cinco lugares, incluindo Morro de São Paulo e Maceió. Quem escolhesse ir para Salvador de avião gastaria só de passagem R$ 1 mil. “Ainda é preciso levar em conta que, em um cruzeiro, a hospedagem e a comida, incluindo até cinco refeições por dia, estão incluídas. O hotel viaja com você”, explicou Irene.
Fonte: Isabela Kopke (O Dia)