quarta-feira, outubro 13, 2004

Austrália proibirá fumo em hotéis e bares

A Austrália vai proibir o fumo em hotéis e bares da maior parte do país para evitar a morte anual de centenas de funcionários vítimas do fumo passivo.
Os dois Estados mais populosos da Austrália, Nova Gales do Sul e Victoria, irão impor a proibição total até 2007.


"Para uma pessoa que trabalha em um bar por oito horas, isso é equivalente a fumar meio maço de cigarros. Não podemos pedir aos funcionários que coloquem sua saúde sob risco", disse na quarta-feira Bob Carr, autoridade estadual de Nova Gales do Sul.

Em março, a Irlanda tornou-se o primeiro país no mundo a proibir o cigarro em restaurantes, bares e pubs. Depois disso, Noruega e Malta impuseram a proibição e a Suécia irá fazê-lo em 2005.

O Conselho de Câncer da Austrália afirma que até 97 dos 40 mil funcionários de bares e boates de Nova Gales do Sul podem morrer anualmente de doenças relacionadas ao fumo passivo e a câncer de pulmão.

O fumo já é proibido em restaurantes e shoppings centers da Austrália e também nas areias de duas das praias mais famosas de Sydney, Bondi e Manly.
A prefeitura da cidade disse na quarta-feira que aguarda um relatório que vai decidir se a proibição será estendida aos parques.

Fonte: Reuters