quinta-feira, outubro 21, 2004

Hotel Nazareno e Parahyba Palace Hotel podem ruir

De acordo com matéria da edição de hoje (21/10) do jornal O Norte, os Hotéis Nazareno e Parahyba Palace Hotel, podem ruir. Abaixo, transcrição da matéria:

Mais duas edificações passarão por inspeções e fiscalizações do Corpo de Bombeiros e do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura da Paraíba (Crea-PB) nos próximos dias em João Pessoa. Segundo o curador do Cidadão, Valberto Lira, pessoas e entidades denunciaram o risco de desabamento no antigo Hotel Nazareno, localizado no Altiplano Cabo Branco, e problemas na estrutura e na marquise do Parahyba Palace Hotel. "Irei solicitar a esses dois órgãos que verifiquem se há realmente riscos para a população", diz. Por problemas de segurança, o edifício Canaã, no bairro do Bessa, será demolido até o dia 9 de novembro.


O antigo Hotel Nazareno, totalmente abandonado, serve de abrigo para três famílias e um grupo de menores. O local apresenta uma série de infiltrações e rachaduras, inclusive o piso do 1º andar está cedendo e ameaça ruir. Segundo o desempregado Elionaldo Pereira da Costa, que faz bico com manutenção predial, que reside no prédio, o local não apresenta risco de desabamento porque até o momento os moradores não ouviram nenhum estalo.

Ele revela que o prédio está abandonado há anos e que se não forem tomadas as devidas providências no futuro ele poderá realmente apresentar mais riscos para os moradores.
Recentemente tivemos a visita de um dos donos que querem fazer um acordo conosco para deixarmos o local. Nós não temos para onde ir, nem renda para sobreviver", desabafa.
Outra edificação que deverá passar por uma inspeção dos órgãos competentes é o prédio do Parahyba Palace Hotel.

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Geográfico do Estado da Paraíba, o local já viveu seus tempos de fama e por algum tempo foi um dos mais importantes hotéis do Estado. Hoje, o prédio abriga alguns escritórios e lojas, mas não é conservado e o desgaste do tempo está deixando ferros à mostra que podem comprometer sua estrutura.


Localizado no Ponto de Cem Réis, no coração da cidade, um dos mais tradicionais pontos de encontros de intelectuais e políticos, poucos são os que observam a sua decadência. Até mesmo o curador do cidadão, Valberto Lira, que costuma tomar um cafezinho no térreo da edificação garante que nunca atinou para a sua depredação. "De acordo com a denúncia formulada, o prédio do Parahyba Palace apresenta algumas oxidações que podem comprometer sua estrutura.