O presidente do Instituto Brasileiro de Turismo, Eduardo Sanovicz, em visita na última sexta-feira (15/10) à sede da FOLHA DO TURISMO e MERCADO & EVENTOS, no Rio, anunciou que o orçamento de 2005 prevê a liberação de R$116 milhões para a promoção do Brasil no exterior. Ele anunciou também que a verba de promoção para os estados em 2005 terá um acréscimo de 20%. Em 2004, foram destinados R$19,5 milhões.
Sanovicz informou hoje pela manhã, durante palestra, que o programa Discover Brazil começará por Barcelona, em janeiro. Em fevereiro, será a vez de Frankfurt. Eduardo confirmou ainda uma série de mudanças a serem implementadas na política promocional do Brasil, no exterior para 2005, bem como a maior participação internacional no programa Caravana Brasil.
O dirigente afirmou que as mudanças a serem anunciadas no novo calendário para 2005, a ser divulgado no início de dezembro, tem o objetivo de mudar definitivamente a filosofia de promoção do Brasil no exterior que, segundo ele, era limitada a feiras e workshops.
- Vamos implementar seminários através do Programa Discover Brazil, que inclui rodadas de negócios, estabelecendo uma relação contínua com o mercado local. Num segundo momento, há um processo de interação visando a criar uma relação contínua entre os operadores locais e os nossos representantes no exterior.
Eduardo confirmou que o plano de marketing da Embratur ficará pronto em fevereiro de 2005, "e as mudanças na política de promoção da Embratur, em relação às ferias começam a ser implementadas a partir de março, quando teremos uma nova formatação focada mais em produtos".
Na opinião do presidende da Embratur, o grande desafio a partir de agora será aperfeiçoar o processo de promoção iniciado no ano passado.
- Queremos aumentar de quatro para oito nossos seminários de vendas no exterior em 2005. Eles passam a ter um rodada de negócios. Acho que avançamos muito. Basta lembrar que seria praticamente impossível, há dois anos, realizarmos dois seminários num mesmo mês nos Estados Unidos. Isto é um mérito de todos nós e esta é a melhor resposta que o turismo brasileiro pode dar a todas as complicações que nos cercam", ressaltou ele.
Ainda este ano: seminários em Santiago, Motevidéo e EUA. Já o calendário do programa Discover Brazil terá prosseguimento em novembro nas seguintes datas: 27 de outubro em Santiago, 5 de novembro em Paris, 9 de novembro em Montevidéo, fechando com os Estados Unidos nos dias 16 e 18 de novembro.
Também foram anunciadas maiores facilidades para participação do trade turístico no programa Discover Brazil. Através da parceria da Embratur com a Bito e a Braztoa, ficou definido que será cobrada uma taxa de R$500 da iniciativa privada e de R$1 mil para órgãos públicos.
As companhias aéreas irão liberar bilhetes com tarifas promocionais ao preço fixo de US$300, numa parceria com a Tap e a Varig. Haverá também tarifas especiais para reservas de hotéis. No seminário que acontece no Chile, a tarifa será de US$75. As inscrições podem ser feitas através do site da Braztoa (www.braztoa.com.br) ou pela Embratur através do cadastramento na Agenda Promocional do Turismo Brasileiro.
Treinamento
A Embratur anunciou também que investirá, em 2005, no treinamento dos operadores e agentes de viagens. "Já fizemos uma experiência piloto positiva em Nova York e New Jersey e pretendemos retormar estes seminários em 2005", explicou Sanovicz.
Este programa, cujos locais serão anunciados em dezembro, está focado nos operadores internacionais de um determinado mercado, que passaram a vender Brasil. Além disso, dará oportunidade aos agentes de viagens locais de colocarem seus produtos na prateleria.
Caravana Brasil: objetivo é trazer 300 operadores em 2005. O diretor de Turismo de Lazer e Incentivos da Embratur, Airton Nogueira, confirmou ainda outras mudanças que acontecerão a partir do ano que vem. O projeto Caravana Brasil, por exemplo, terá seis saídas nacionais e 15 roteiros internacionais. "A meta será trazer 300 operadores no próximo ano", disse Airton.
- O calendário do projeto Caravana Brasil reiniciará em março por Mato Grosso. A etapa seguinte será voltada para operadores ingleses especializados no segmento em golfe e que visitarão destinos que tenham potencial como o Estado do Rio, Bahia e Santa Catarina.
Rede de Relacionamento será lançada em 2005
Airton anunciou também o lançamento da Rede de Relacionamento "com o objetivo de privilegiar os contatos feitos no exterior em feiras e nas caravanas". De acordo com ele, trata-se de um banco de informações que irão facilitar o acesso do mercado internacional aos produtos turísticos brasileiros permanentemente. Para isso, a Embratur está montando um sistema de dados acumulados nos últimos cinco anos.
As medidas foram apresentadas na manhã de hoje (15/10), no Rio de Janeiro, no Hotel Sofitel Rio, durante o lançamento da Agenda Comercial da Agenda de Promoção do Turismo Brasileiro. O evento foi organizado pela Bito - Brazilian Incoming Travel Organization - representada pelo presidente, Roberto Dultra, e pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo - Braztoa, representada pela gerente de projetos, Flávia Matos. Dultra ressaltou que a parceria com a Embratur será fundamental para fortalecer a captação de turistas.
Fonte: Folha do Turismo