O ciclo de palestras e debates que aconteceu no 1º Fórum Nacional de Nichos do Turismo, nos dias 29 e 30/09/04, em Salvador, foi aberto por Paulo Gaudenzi, Secretário de Turismo da Bahia, Paulo Sérgio Mettig Rocha, Diretor da Factur e Domicío Brito, Presidente da Abav-Bahia.
Na 1º manhã do evento houve as palestras do professor da ESADE (Escuela Superior de Administración y Dirección de Empresas -Espanha) Josep Francesc Valls, que tratou da estratégia de destinos turísticos, apresentando pesquisa realizada em destinos europeus, como Espanha, França, Alemanha e outras. No turno da tarde, três empresários nacionais apresentaram suas atuações nos nichos de turismo rural, ecoturismo e de aventura. Com debates intensos, as palestras de Edgar Werblowsky, da Free Way Adventures – Operadora de turismo Ecológico, Alberto Dias, Diretor da Bahia Adventure e Gerson Prata Júnior Proprietário da Fazenda Santa Inês (Turismo Rural), no Mato Grosso do Sul, se estenderam até o início da noite.
No 2º dia o público foi premiado com as palestras de Ibrahim Tahtouh, Diretor da IT Viagens de Incentivo que abordou de forma genial o surgimento das viagens de incentivo e as peculiaridades desse fantástico segmento do turismo. Segundo Ibrahim Tahtouh, viagem de incentivo não se compra, não tem preço, ela é organizada para premiar “campeões”, para os melhores da equipe. O Presidente da EMBRATUR, Eduardo Sanovicz, discorreu sobre o tema A estratégia de marketing do Brasil proposta pela EMBRATUR - Oportunidades de Negócios. Outros grandes nomes do turismo nacional participaram do Seminário, como as Professoras Cristiane Luce Gomes e Antônia Canton, Marcelo Bottini, da Varig, Mauricio Magalhães, da TV Bahia e Eliana Dumet, da Emtursa. O encerramento ficou por conta do Secretário do Turismo da Bahia, Paulo Gaudenzi. O Seminário foi organizado pela Portte Eventos e contou com o apoio institucional da Secretaria de Turismo da Bahia, da Bahiatursa e das Faculdades Integradas Olga Mettig. A sensação geral do público é de que a discussão sobre novos nichos de turismo precisa continuar em um próximo evento em 2005.
Fonte: SobreTurismo