A participação da Embratur nas feiras de turismo do Japão, a Jata (Japan Association of Travel Agents) e do México, a EMT (Expo Mundial de Turismo) despertou interesse do público desses países pelo destino Brasil.
Na Jata, o Brasil estava representado por um estande com 11 co-expositores e também com um espaço do Mercosul. A feira recebeu cerca de 120 mil visitantes, entre operadores e público final. A Jata terminou no último domingo (26/09). Segundo a Embratur, a procura dos japoneses pelo Brasil cresceu. A entidade diz que os empresários brasileiros atenderam mais de duas mil pessoas, das quais 190 eram agências ou operadores turísticos.
A Embratur também divulgou que em outubro deverá ser assinado um acordo de cooperação entre a Jica (Japan International Cooperate Agency) e os países do Mercosul. O governo do Japão deve investir aproximadamente US$4 milhões visando o aumento de turistas japoneses para os países do referido bloco econômico. Em janeiro de 2005, deverá ser instalado um escritório no Japão para promoção da região.
O Instituto também participou da segunda edição da Expo Mundial de Turismo, entre os dias 23 e 25 de setembro, no México. No evento, a Embratur, junto com cinco co-expositores, atendeu 200 profissionais. Os destinos de Curitiba, Florianópolis e Pantanal estão entre os que mais despertaram a curiosidade dos turistas mexicanos.
Fonte: Folha do Turismo