terça-feira, janeiro 18, 2005

Airbus apresenta maior avião de passageiros do mundo

Airbus vai apresentar nesta terça-feira (18) o seu novo superjato, que visa roubar do Boeing 747 o título de maior avião de passageiros do mundo. Resultado de um investimento de US$ 12 bilhões e mais de uma década de pesquisas, o Airbus A380 será capaz de levar até 840 passageiros – ainda que o total, quando ele estiver em operação, deva ficar por volta de 555.

O avião será lançado em uma cerimônia oficial em Toulouse, na França, que vai contar com a presença do primeiro-ministro britânico, Tony Blair, do presidente da França, Jacques Chirac, e do chanceler da Alemanha, Gerhard Schröder. Também vai comparecer ao evento o presidente da Comissão Européia, José Manuel Durão Barroso.

Tendência

Especialistas consideram o novo avião, com suas enormes dimensões – sua envergadura é equivalente ao comprimento de um campo de futebol -, um triunfo do design e da engenharia. Da ponta de uma asa até a outra, o avião mede 79,8 metros, enquanto seu comprimento chega a 73 metros. A empresa diz que, com 240 toneladas de peso, o A380 será pelo menos 10 toneladas mais leve do que um Boeing 747, apesar de suas maiores dimensões. Até o momento, 129 unidades do A380 já foram vendidas.

Mas há quem tenha dúvidas sobre o sucesso do novo modelo, que foi criado a partir do pressuposto adotado pela Airbus de que o futuro da aviação de longa distância indica para o predomínio de vôos para grandes aeroportos que vão funcionar como centros de redistribuição dos passageiros para seus destinos.


Uma outra possibilidade levantada por alguns analistas do mercado prevê que a maioria dos vôos vai ligar diretamente a origem e o destino final do passageiro por meio aeroportos menores – que não seriam capazes de receber um avião das dimensões do A380.


Mesmo que a previsão da Airbus se concretize, não há garantias de que o grande volume de dinheiro investido vá acabar sendo recuperado pela empresa.


Analistas também dizem que, ao invés de se tornar um gigantesco meio de transporte de luxo capaz de dar mais conforto a seus passageiros, o novo superjato pode ser usado para amontoar o maior número possível de pessoas dentro de um mesmo vôo, a fim de otimizar os custos para as empresas aéreas.


Subsídios

A grande presença de figuras políticas no lançamento da aeronave não é gratuita.
Afinal, sem o grande volume de ajuda concedida pelos governos europeus, o A380 provavelmente jamais teria saído do papel.

Boa parte dos US$ 12 bilhões foram empréstimos oficiais feitos em condições privilegiadas por órgãos e governos europeus.

Isto causou irritação na americana Boeing, a grande rival da airbus no mercado de aviões de passageiros de grande porte.
O governo americano ameaçou levar a União Européia à Organização Mundial do Comércio, sob acusação de que a empresa estaria recebendo subsídios ilegais.

Mas americanos e europeus acabaram concordando que o melhor é tentar resolver suas desavenças em conversas bilateriais.

Fonte: BBC Brasil