Da Redação O Norte Online
A Paraíba está na vitrine de um dos maiores eventos do turismo da Europa: a 17ª BTL (Bolsa de Turismo de Portugal). Para se ter uma idéia da participação nesta feira, de acordo com a FIL (Feira Internacional de Lisboa), organizadora do evento, 84% dos participantes da edição do ano passado se declararam satisfeitos, tendo concretizado ou ao menos prospectado novos negócios.
O estado está representado pela PBTUR (Empresa Paraibana de Turismo), dividindo o estande da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) com 50 co-expositores, numa área de 1.204 metros quadrados. Ao todo, a BTL conta com quase mil exibidores, dos quais 460 internacionais. Portugal é o segundo mercado emissor de turistas da Europa para o Brasil e há um interesse crescente do trade local pelo destino brasileiro.
De acordo com o último Anuário Estatístico da Embratur, o Brasil recebeu a visita de 228.153 portugueses, apresentando um aumento de 35,53% em relação a 2002. Das setes cidades mais visitadas, cinco estão encravadas na região Nordeste, entre elas Recife (PE) e Natal (RN), vizinhos a João Pessoa (PB), o que pode indicar que o português é um turista em potencial para a Paraíba, pela proximidade das três capitais nordestinas.
O diretor de Marketing da PBTUR, Iramirton Moura, disse que o estande brasileiro tem recebido um número considerável de profissionais de operadoras e agências de turismo, em especial na ala do Nordeste. Das empresas que investem no Nordeste, estão a Air Luxor e Air Luxor Tours, que têm procurado informações sobre novos destinos na região, como a Paraíba.
Na quarta-feira, os atores Claudia Raia e Edson Celulari, muito conhecidos em Portugal por causa das novelas, e o técnico da seleção portuguesa de futebol, Luiz Felipe Scolari, estiveram no estande brasileiro. Eles foram convidados pela Embratur para atrair visitantes. O grupo de dança Arte Brasil também tem chamado a atenção, com apresentações de dança de coco, ciranda, maculelê, frevo, forró e xaxado.