Turismo na Paraíba ganha impulso e governo do Estado colhe resultados de investimentos no setor. Índice de ocupação nos hotéis chegou a 100%
Fonte: Jornal O Norte
Basta andar pelas ruas de João Pessoa para perceber uma grande quantidade de turistas como há algumas temporadas não se via pela capital. Os números revelados pelas entidades ligadas ao setor compravam que a Paraíba começa a entrar no roteiro turístico nacional. De acordo com a ABIH (Associação Brasileira da Indústria Hoteleira), o índice de ocupação dos hotéis na festa de reveillon foi de quase 100%, fato inédito para o período.
Outro indicativo de que a Paraíba deverá ser um dos destinos mais procurados no turismo a partir desta temporada foi divulgado pela operadora CVC. Até novembro de 2004, a operadora já havia vendido cerca de 40% a mais de pacotes para vôos charters para João Pessoa. No primeiro sábado de janeiro, três aviões pousaram no aeroporto internacional Presidente Castro Pinto - um a mais do que nos sábados anteriores. Aproximadamente 450 turistas desembarcaram.
De acordo com a presidente da PBTUR (Empresa Paraibana de Turismo), Cléa Cordeiro, esses números já são resultado do trabalho que o Governo do Estado vem fazendo desde o primeiro dia em que o governador Cássio Cunha Lima tomou posse. "O governador nos deixou claro de que tínhamos que correr atrás desses resultados, pois a Paraíba sempre esteve atrás dos estados como Pernambuco e Rio Grande do Norte, mas começamos a reagir", disse.
Um dos pontos básicos para a "descoberta" da Paraíba como destino turístico, na avaliação de Cléa Cordeiro, é a presença constante do nome do Estado na mídia nacional. A ação do Ministério do Turismo junto à Rede Globo foi excepcional para o nosso turismo, afirmou a dirigente. Nessa ação, os principais pontos turísticos da Paraíba foram mostrados em quatro capítulos da novela Celebridade, vistos por milhões de pessoas em vários países do mundo.
Também se deve enfatizar, segundo Cléa Cordeiro, a divulgação em massa do turismo paraibano nas principais publicações do segmento, como a revista Viagem e Turismo, e as revistas de bordo das companhias aéreas TAM, Varig e Vasp. "A TAM, inclusive, exibiu durante todo o mês de dezembro passado quatro filmes sobre a Paraíba em suas aeronaves", lembra a presidente da PBTUR, ressaltando ter sido uma medida após intervenção do governador junto à direção da TAM.
Vôos chartes procurados
No aeroporto de João Pessoa, o aumento do número de passageiros embarcando e desembarcando foi bem menor, de apenas 0,90%, mas, mesmo assim, de acordo com Sérgio Barbosa, é para comemorar. "Tivemos um ano com uma perda muito grande em relação ao número de vôos, mas mostramos que os vôos tornaram-se mais úteis para as companhias aéreas", disse o executivo.
Sérgio Barbosa revelou que tem aumentado a procura por vôos charters, através da operadora CVC, o que mostra que o destino Paraíba começa a ser visto com outros olhos. "Tivemos três vôos charters chegando em João Pessoa no sábado passado", observou o executivo, ressaltando que, nesse caso, todos os passageiros, sem exceção, são turistas, que vem visitar a cidade por sete dias.