A cada ano o aumento no fluxo de turistas que visitam a Bahia supera as expectativas de todo o trade turístico local. Esse aumento constante é justificado por diversos esforços que vêm sendo realizados, com o objetivo de desenvolver o turismo no Estado.
A Bahiatursa prevê que na temporada 2004/2005 1.900.930 pessoas visitem o estado da Bahia. Esse crescimento tem reflexo direto sobre a receita gerada pelo setor, que, segundo as estimativas do órgão, deve ter um crescimento de 8% neste período, chegando a US$ 319.348.223.
Somente no Carnaval são esperados 950.465 turistas no Estado, que devem gerar US$ 159.674.111. O impacto do próximo Carnaval no PIB baiano está estimado em US$ 299.596.535.
Por sua rara beleza, vasto litoral e mega empreendimentos hoteleiros, a Bahia se sobressai entre os demais estados brasileiros. Além do maior Carnaval do mundo, a Boa Terra oferece festas e opções de turismo para todos os gostos o ano todo, tanto praias, como através do ecoturismo, esporte de aventura, turismo náutico, religioso e de negócios. Em todo o ano passado, 4.789.180 pessoas visitaram a Bahia.
“Para a Bahia chegar ao estágio atual de desenvolvimento turístico foi preciso tempo e trabalho”, disse o presidente da Bahiatursa, Cláudio Taboada. “O grande crescimento alcançado pelo setor entre 2002/2004 é reflexo de um investimento contínuo na promoção do estado. Cada vez mais, o envolvimento dos agentes de viagem, das redes hoteleiras, das companhias aéreas e de todos os atores da cadeia do turismo tem colaborado para essa promoção”.
Salvador é o destino mais procurado do estado e o terceiro do país. Os turistas estrangeiros estão lotando os hotéis de grande porte da cidade, que até fevereiro mantêm a taxa de ocupação em 100%, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH). Outros destinos muito procurados são Porto Seguro, Praia do Forte e Itacaré, que também estão com a ocupação neste nível.
A Bahia permanece como a terceira principal porta de entrada para o turismo internacional no Brasil, superada apenas por São Paulo e Rio de Janeiro. No ano passado, o estado recebeu 560 mil turistas estrangeiros. A expectativa é de que neste ano o fluxo apresente uma elevação de 8%.
O número de estrangeiros que visitam Salvador equivale à soma dos visitantes de Recife e Fortaleza. A capital baiana é ainda a cidade brasileira mais visitada por italianos e espanhóis. A Bahia é hoje o principal destino turístico dos portugueses no Brasil e vem, desde 2002, ultrapassando o Rio de Janeiro na preferência dos visitantes de Portugal. Entre os estados brasileiros, São Paulo se mantém como o principal emissor de turistas para a Bahia.
Em dezembro de 2004, a Bahia ganhou mais oito vôos semanais ligando a capital à Europa, América do Sul e do Norte. Hoje, o estado conta com 42 vôos semanais internacionais. Em dezembro de 2003, a Bahia dispunha de apenas 12 vôos semanais, tendo alcançado um aumento de 250% nesse período.
Grandes redes hoteleiras estão abrindo novos empreendimentos no estado, visando justamente os turistas estrangeiros, que procuram hotéis de luxo. Estão em andamento as obras do complexo hoteleiro do Grupo Iberostar, que deve ser inaugurado nos primeiros meses de 2006 na Praia do Forte. O investimento total é de US$ 300 milhões e vai aproximar ainda mais o estado do mercado turístico europeu.
O grupo português Vila Galé está implantando o Hotel Resort Vila Galé Marés, em Guarajuba, no Litoral Norte. O empreendimento, um investimento de US$ 30 milhões, tem inauguração prevista para 2006. O novo hotel consolidará ainda mais a Costa dos Coqueiros como o maior pólo turístico internacional do estado, com empreendimentos de porte já instalados, como o Complexo Turístico Costa de Sauípe e o Praia do Forte Resort, e grandes investimentos em fase de projeto.
Outro exemplo é o Projeto Turístico Reserva Imbassaí, um complexo de hotéis e casas do grupo português Reta Atlântico, que será erguido em Mata de São João, num investimento de 45 milhões de euros.
O Governo do Estado enxergou este potencial da Costa dos Coqueiros, onde estão sendo construídos os novos empreendimentos e intensificou os investimentos em infra-estrutura na região, com a construção da Linha Verde e a ampliação da Estrada do Coco, entre outras ações. Para cada US$ 1 aplicado pelo Estado, o empresariado investe US$ 2,60.
Para desenvolver a atividade turística, o governo da Bahia investiu na melhoria da infra-estrutura de diversas regiões. Nos últimos 14 anos, o governo investiu US$ 2 bilhões em zonas turísticas de todo o estado.
Para implementar a área de serviço e atendimento, foi implantado, via Bahiatursa, o Programa de Certificação da Qualidade do Setor de Turismo (Qualitur), que visa dotar as empresas do setor de padrão de nível internacional em seus serviços e produtos.
Para as empresas participantes, o Qualitur oferece a oportunidade de fortalecimento da imagem através da qualificação diferenciada dos serviços, estímulo às práticas de gestão da qualidade, capacitação profissional e aumento da competitividade, o que permite a atração de consumidores com maior poder aquisitivo, gerando mais receita para a iniciativa privada e o Estado.
Fonte: SobreTurismo