A TAM Linhas Aéreas atingiu em dezembro participação recorde de 41,17% no mercado doméstico. Com o resultado, o maior já conquistado pela companhia em um único mês, a TAM mantém sua posição de líder no setor há 18 meses consecutivos.
O resultado do mês passado, segundo informaram, significa um crescimento de 7,74 pontos percentuais em relação ao de dezembro de 2003, quando a TAM tinha 33,43% de market share, segundo os dados do DAC (Departamento de Aviação Civil).
Para os responsáveis pelo setor, esse desempenho é resultado do aquecimento da economia e do reconhecimento do mercado pelos serviços de qualidade e diferenciais da companhia aérea, em que se incluem a variedade de destinos servidos e as melhores opções de vôos e frequências. Além disso, os bons resultados também foram atribuídos à política comercial da TAM, elaborada para atender com agilidade as exigências de cada segmento do mercado.
O setor internacional da companhia também apresentou bom desempenho no período. Com a ampliação de destinos e freqüências, a TAM atingiu 14,48% de market share em 2004. Nesse segmento, o total de passageiros transportados aumentou 30% no ano passado, em relação a 2003. Acumulou lucro de R$ 294,2 milhões até setembro, crescimento de 235,6% comparado ao mesmo período do ano passado. No 3º trimestre, o resultado foi de R$ 53,3 milhões, variação positiva de 524,5% ante os meses de julho a setembro de 2003.
Atualmente a TAM voa para 41 cidades do Brasil. Com os acordos operacionais firmados com companhias regionais, a TAM chega a 66 cidades diferentes do território nacional. As operações para o exterior abrangem quatro destinos: Miami (EUA), Paris (França), Buenos Aires (Argentina) e Santiago (Chile).
Ainda para a América do Sul, a TAM vem otimizando a integração da malha com a TAM Mercosur, empresa já incorporada ao grupo, ampliando as ligações para Santiago, além de Buenos Aires, Punta Del Leste, Montevidéu, Ciudad del Este, Assunción, Santa Cruz de La Sierra e Cochabamba. A expansão está em sintonia com a política de integração do Cone Sul empreendida pela companhia. Além disso, mantém acordos de code-share com companhias internacionais que possibilitam ao passageiro viajar para qualquer parte do mundo.
Pioneira no lançamento de um Programa Fidelidade para empresa aérea no Brasil, a TAM possui hoje dois milhões de associados e já distribuiu mais de 2,5 milhões de bilhetes por meio de resgate de pontos.
Fonte: Brasilturis Jornal