sexta-feira, dezembro 10, 2004

Alunos desenvolvem plano de Turismo

Os alunos do sexto semestre do curso de Turismo da Universidade Paulista (Unip) câmpus Jundiaí apresentam hoje, às 19h30, o plano de desenvolvimento turístico de Jarinu. A apresentação ocorrerá no Hotel Paradies, na Alameda Curitiba, 111, bairro Esplanada do Carmo, com a presença de várias autoridades e de empresários da área de turismo. O projeto foi desenvolvido por 30 alunos durante todo o ano e tem como objetivo atrair mais turistas para a cidade.

De acordo com a técnica do laboratório de Turismo da Unip, Andréia Moretti, grande parte da cidade é rural, e os alunos utilizaram principalmente esta característica como enfoque do projeto. "Os alunos exploraram a zona rural. Jarinu integra o Circuito das Frutas, o que é mais uma qualidade turística. Os visitantes podem realizar passeios nas áreas rurais, como nas plantações de frutas, além de participarem de um programa de turismo ecológico", ressaltou.

Os estudantes pesquisaram a história, os pontos turísticos, mudanças ao longo dos anos e a estrutura da cidade. Jarinu fica a 71 km de São Paulo e tem uma população de aproximadamente 19 mil habitantes. A cidade foi fundada em 1948 e preserva a área verde local, em razão disso, seu clima é considerado o segundo melhor do mundo.

Segundo os dados da Unesco, a temperatura oscila entre 18ºC e 28ºC. Já no inverno, de 15ºC a 16º C, com exceções nos dias de geada, que podem ocorrer um ou dois dias da estação. "A cidade não tem poluição e é muito tranqüila. Recentemente foi criado um espaço de Ecoturismo, onde há esportes radicais, como o rapel", explicou Andréia.

O professor Helder Gasperoto, também ministrará uma palestra sobre turismo rural. Ele é graduado em Geografia e vai abordar a importância de um planejamento adequado para receber os turistas e métodos eficazes para atrair visitantes para a região.

A aprovação e desenvolvimento do plano serão discutidos pela prefeitura e outros órgãos envolvidos com o Turismo.

Fonte: Jornal de Jundiaí