segunda-feira, dezembro 06, 2004

Chieko Aoki fecha ciclo de palestras da ADVB

“Para encantar é preciso conhecer a alma do cliente. A sustentação da alma é muito importante no futuro. O que vai diferenciar os serviços é a sensibilidade, o calor humano; a arte do coração” (Chieko Aoki)

Razão, sensibilidade e emoção. Estas são as três bases essenciais para se atingir a excelência em atendimento e gestão não só no ramo hoteleiro, mas em qualquer outro empreendimento. Quem afirma é a presidente da Blue Tree Hotels & Resorts, Chieko Aoki em sua palestra realizada dia 30 de novembro na sede da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB), em São Paulo, fechando o ciclo de debates e eventos da organização em 2004.

A palestra reuniu cerca de 50 pequenos e médios empresários do ramo hoteleiro. Chieko Aoki que é formada em Administração Hoteleira na Cornell University, nos Estados Unidos, além de toda sua experiência adquirida nos vários anos de atividades profissionais em hotelaria apresentou níveis de gestão que são imprescindíveis para as empresas atuais, porém não caiu no lugar comum das palestras onde os gestores apresentam um manual de regras e procedimentos aprendidos no mercado ocidental.

Chieko foi além, trazendo em sua exposição lições de seus ancestrais japoneses. “Para encantar é preciso conhecer a alma do cliente. A sustentação da alma é muito importante no futuro. O que vai diferenciar os serviços é a sensibilidade, o calor humano; a arte do coração”, ensinou Chieko, dando exemplo da cerimônia do chá, muito comum em países do leste asiático, em especial no Japão. “Esta cerimônia eleva e valoriza os aspectos da individualidade do participante, através de demonstração de deferência, respeito e amabilidade do anfitrião pelo convidado, esta é a cultura Blue Tree de qualidade”, explicou.

O encontro também serviu para apresentação de pequenas e médias empresas que direta ou indiretamente prestam serviços à rede Blue Tree Hotels.

Fonte: Brasilturis Jornal