O Salão Internacional de Turismo (Achmart) começou no último dia 6, em Santiago do Chile. Promovido pela Associação Chilena de Operadoras e Representantes de Turismo, o evento reúne 91% dos agentes de viagens do país e é reservado apenas para profissionais. O Brasil participa da feira pela segunda vez, com um estande de 72 metros quadrados.
De acordo com Estudo da Demanda de 2003 do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), os turistas chilenos vêm ao Brasil em busca de lazer, seguido pelas viagens de negócios, congressos e convenções. Por ser membro associado do Mercosul, o Chile é visto pela Embratur como mercado potencial. Um dos objetivos da participação na Achmart é, segundo Maria Katavatis, gerente de Eventos Promocionais da Embratur, incrementar as relações bilaterais Brasil-Chile. Uma das novidades que devem ser anunciadas em breve é a criação do Comitê Visite Brasil, como existe no Peru.
O estudo do perfil do turista chileno que vai ao Brasil diz que a maioria tem entre 28 e 45 anos. Apenas 4,7% do total têm mais de 65 anos. Quase metade dos chilenos que visitam o Brasil levam a família e mais de 72,7% ficam em hotéis, com destaque para as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Búzios, Florianópolis, Porto Alegre, Foz do Iguaçu e Salvador.
Participam do estande do Brasil os estados do Maranhão (secretaria de Turismo), Santa Catarina (Santur), Ceará (secretaria de Turismo) e Bahia (Bahiatursa). Dentre as empresas estão as aéreas Tam e Varig, além de Infraero, Anhembi Turismo, Associação dos Hotéis da Região de Búzios, Costa do Sauípe S.A, Empresa Bahiana de Hotéis, Maceió Convention Bureau, Marriott Brasil e Planeta Brasil Incoming.
Fonte: Mercado & Eventos