segunda-feira, dezembro 06, 2004

Foco no mercado é essencial para revitalização de destinos turísticos

Las Vegas, Cancun e Barcelona são três dos mais conhecidos destinos turísticos do planeta. As três cidades sofreram no passado os efeitos do turismo predatório, mas por meio de projetos de revitalização e recuperação de seus recursos naturais, ações de divulgação, elevação da qualidade dos serviços e planejamento de longo prazo, conseguiram transformar o turismo em algo sustentável. Esses projetos foram apresentados na sexta-feira, 3 de dezembro, no Trapiche Eventos, durante o primeiro Encontro Anual do Fórum Mundial de Turismo para Paz e Desenvolvimento Sustentável em Salvador.

“Em um projeto de revitalização, é preciso saber que tipo de turista se quer atrair: de onde, como e para quê”, afirmou Raimón Martinez Fraile, secretário geral de turismo da Espanha. Fraile apresentou os Planos de Excelência e Dinamização dos Destinos Turísticos, que estão sendo implantado em 52 cidades espanholas. Os Planos de Excelência são implantados em destinos “maduros” e os Planos de Dinamização beneficiam os destinos turísticos emergentes.

Ambos são impulsionados pelas administrações locais e utilizam o princípio da co-responsabilidade, que busca envolver os outros níveis da administração, a iniciativa privada e a população local. “Também nos dedicamos a divulgar os destinos internamente, para outras cidades espanholas”, disse Fraile. Em Barcelona, a ocupação média da rede hoteleira saltou de uma média de 30%, em 1994, para cerca de 80% em 2000.

Em Cancún, o objetivo do Programa de Fortalecimento e Competitividade Turística que está sendo implantado pelo governo federal é trazer de volta o turista de elite. O resort, criado na década de 70, sofreu os efeitos do turismo em massa nos anos 90. Hoje, os investimentos buscam recuperar as praias, resgatar a imagem de destino de alto nível, elevar a qualidade dos serviços e fazer um planejamento de longo prazo.

“Além disso, lançamos uma nova campanha, que mostra que Cancún não é só sol e praia. Temos arqueologia, cultura maia, biodiversidade. Queremos mostrar que somos um verdadeiro museu com praias”, disse Francisco Madrid, sub-secretário de Turismo do México.

Uma estratégia semelhante foi utilizada por Las Vegas para evitar a fuga de turistas na década de 70, quando outras cidades norte-americanas legalizaram o jogo e abriram seus cassinos. “Hoje as pessoas não vêm a Las Vegas pelo jogo, elas vêm pela experiência”, afirmou Andy Nazarechuck, professor da Universidade de Nevada. Em 2003, a cidade recebeu 35 milhões de turistas.

Las Vegas também atrai moradores em busca de qualidade de vida – é a cidade que mais cresce nos Estados Unidos há 20 anos, passando de 500 mil moradores em 1980 para uma previsão de 2 milhões em 2005. Nazarechuck listou os atrativos para moradores e turistas: integridade e transparência nos cassinos, entretenimento, restaurantes memoráveis, eventos especiais, convenções, compras e educação, entre outros.

“Essas qualidades fazem com que 80% dos turistas de Las Vegas estejam visitando a cidade pela segunda vez”, disse o professor.

Fonte: Instituto de Hospitalidade