A TAM espera por um crescimento de 10% no mercado doméstico de aviação em 2005. De olho nesse avanço, a companhia já planejou a expansão de sua malha aérea nacional e internacional.Entre os novos destinos internacionais está Lima, no Peru, que deve começar a ser operado no primeiro semestre de 2005.
"Vamos avaliar novas oportunidades na América Latina, sempre de maneira seletiva", disse o presidente da empresa, Marco Antonio Bologna.
A companhia também pretende ampliar o número de freqüências diárias para Paris, na Europa.
Para expandir sua malha, a TAM também dará prosseguimento ao plano de renovação de frota. A companhia deverá receber três Airbus A 320 (março e agosto) e um A 330 em outubro de 2005.
Para 2006, estão confirmados mais quatro A 320. Ao mesmo tempo, a empresa deve devolver até quatro Fokker 100 --existem 24 aeronaves desse modelo na frota da companhia.
Segundo Bologna, os planos da companhia para 2005 são positivos. Vamos ter um ano positivo. E como brasileiros, vamos torcer pela geração de emprego, da renda, pela estabilidade econômica.
A companhia transportou 9 milhões de passageiros até setembro. A expectativa é fechar o ano com 12 milhões de passageiros transportados.
Outra meta da empresa é voar mais. Ou seja, elevar o número de horas voadas por avião. Hoje, são 8,5 horas por aparelho. Na Gol, são 11,5 horas por avião. "Queremos voar mais. E ofertar mais [assentos] também."
A TAM lidera o mercado aéreo de aviação, com 39,18% de participação. A empresa pretende manter essa liderança no próximo ano.
Fonte: Folha Online