50 anos da Disneyworld
A partir de 5 de maio do próximo ano, a Disneylândia, em Anaheim, na Califórnia, entrará em festa. E não é uma festa qualquer. Afinal, em 18 de julho de 2005, o parque - que deu origem ao gigantesco complexo Disney na Flórida- completa 50 anos.
Intitulada A Comemoração Mais Feliz do Mundo, a celebração seguirá por 18 meses, e terá a atriz Julie Andrews como embaixadora. A festa se estenderá para todos os outros parques Disney, a exemplo do Walt Disney World Resort (Flórida), Tokio Disneyland Park, Disneyland Resort Paris e do Hong Kong Disneyland, segundo parque Disney na Ásia e com inauguração prevista para 12 de setembro de 2005. Pela primeira vez, uma mesma comemoração será festejada simultaneamente em todos os parques.
No complexo aniversariante, que em toda a sua história recebeu quase 2 bilhões de visitantes, os turistas poderão assistir à exibição Disneylândia - Os Primeiros 50 Anos, que contará a história do parque desde os conceitos que Walt Disney queria aplicar nessa fábrica de sonhos à sua concretização e evolução. Já o Castelo da Bela Adormecida, maior símbolo da Disneylândia, estará iluminado como nunca.
A famosa montanha-russa Space Mountain, com quedas e loopings no escuro, contará com novos efeitos especiais e surpresas radicais durante o percurso. O complexo também ganha a atração Buzz Lightyear Astro Blasters, em que os visitantes poderão pilotar naves espaciais em uma missão que tem por objetivo proteger o espaço sideral das forças do terrível Imperador Zurg.
Muitas cores e momentos de magia e encantamento estarão garantidos com o desfile Walt Disney´s Parade of Dreams - que promete trazer um dos maiores elencos de personagens Disney já vistos juntos - e com o novíssimo show pirotécnico Remember... Dreams Come True.
Como garantiu o presidente do parque, Matt Quimet, "a comemoração assumirá diferentes formas ao longo da Disneylândia, avançando até para o oceano." Assim, o navio Disney Magic fará algo inédito: cruzeiros na Costa Oeste americana. Serão 12 cruzeiros de sete noites, que vão zarpar de Los Angeles rumo a Puerto Vallarta, Mazatlan e Cabo San Lucas, na ensolarada Riviera Mexicana.
Nos outros parques, haverá um "empréstimo" de atrações, como se pode conferir a seguir. Não importa qual deles seja o escolhido, é certo que muita festa, diversão e alegria estarão à espera dos visitantes.
Walt Disney World Resort - Os quatro parques localizados em Lake Buena Vista, Flórida, terão tanto atrações novinhas em folha como algumas "importadas". No Magic Kingdom, por exemplo, haverá o musical Cinderellabration, trazido da Disney de Tóquio e que marca o início das comemorações pelos 50 anos da Disneylândia de Anaheim. Apresentado no palco do castelo da personagem, a peça conta como continua a história de Cinderela, com a coroação da princesa e momentos de sua vida feliz para sempre.
Para o Epcot, será transferido o brinquedo Soarin, de grande sucesso na Califórnia. Nele, o turista, diante de uma tela de cinema gigante, tem a sensação de estar sobrevoando de asa-delta vários cartões-postais californianos, como a ponte Golden Gate e a própria Disneylândia.
O MGM-Studios receberá a atração Lights, Motors, Action! Extreme Stunt Show. Vinda da Disney de Paris, mostrará como é o trabalho de dublês em cenas de ação. Prepare-se para muito barulho e confusão ao ver carros, motos e jet skis invadirem o estúdio. É a chance de a assistir tudo o que rola por trás das câmeras quando são filmados os momentos de maior movimentação e destruição dos filmes.
Mas é no Animal Kingdom que o turista encontrará atrações inéditas. Uma é o dinossauro Lucky, um robô que fala e se movimenta sozinho pelas ruas da área chamada Dinoland USA. E não é só isso: ele pode rir, espirrar, urrar, soluçar, dar autógrafos... Certamente um dos grandes chamarizes para os baixinhos.
O parque também ganhará a montanha-russa Expedição Everest, prevista para ficar pronta no fim de 2005. Além das emoções propiciadas pelas quedas num brinquedo de alta velocidade, a adrenalina deve subir ainda mais com um encontro com o Abominável Homem das Neves, cuja lenda é recontada no passeio.
Disneyland Resort Paris - Todas as noites, entre 9 de julho e 28 de agosto, um belo show de fogos de artifício iluminará o castelo da Bela Adormecida - é o espetáculo Wishes, original dos parques da Flórida, que será acompanhado de uma trilha sonora especial.
Tokyo Disneyland Park - A homenagem da Disney de Tóquio à Disneylândia será a abertura da Lost River Delta Thrill Attraction. Trata-se da primeira montanha-russa do parque, que terá um looping de 360 graus e muitos efeitos especiais, como fogo e água.
Fonte: Estadão