quarta-feira, dezembro 08, 2004

Disneylândia prepara comemorações para aniversário de 50 anos

Todos os parques Disney vão comemorar os 50 anos da Disneylândia californiana, que deu origem ao gigantesco complexo da Flórida



50 anos da Disneyworld

A partir de 5 de maio do próximo ano, a Disneylândia, em Anaheim, na Califórnia, entrará em festa. E não é uma festa qualquer. Afinal, em 18 de julho de 2005, o parque - que deu origem ao gigantesco complexo Disney na Flórida- completa 50 anos.

Intitulada A Comemoração Mais Feliz do Mundo, a celebração seguirá por 18 meses, e terá a atriz Julie Andrews como embaixadora. A festa se estenderá para todos os outros parques Disney, a exemplo do Walt Disney World Resort (Flórida), Tokio Disneyland Park, Disneyland Resort Paris e do Hong Kong Disneyland, segundo parque Disney na Ásia e com inauguração prevista para 12 de setembro de 2005. Pela primeira vez, uma mesma comemoração será festejada simultaneamente em todos os parques.

No complexo aniversariante, que em toda a sua história recebeu quase 2 bilhões de visitantes, os turistas poderão assistir à exibição Disneylândia - Os Primeiros 50 Anos, que contará a história do parque desde os conceitos que Walt Disney queria aplicar nessa fábrica de sonhos à sua concretização e evolução. Já o Castelo da Bela Adormecida, maior símbolo da Disneylândia, estará iluminado como nunca.

A famosa montanha-russa Space Mountain, com quedas e loopings no escuro, contará com novos efeitos especiais e surpresas radicais durante o percurso. O complexo também ganha a atração Buzz Lightyear Astro Blasters, em que os visitantes poderão pilotar naves espaciais em uma missão que tem por objetivo proteger o espaço sideral das forças do terrível Imperador Zurg.

Muitas cores e momentos de magia e encantamento estarão garantidos com o desfile Walt Disney´s Parade of Dreams - que promete trazer um dos maiores elencos de personagens Disney já vistos juntos - e com o novíssimo show pirotécnico Remember... Dreams Come True.

Como garantiu o presidente do parque, Matt Quimet, "a comemoração assumirá diferentes formas ao longo da Disneylândia, avançando até para o oceano." Assim, o navio Disney Magic fará algo inédito: cruzeiros na Costa Oeste americana. Serão 12 cruzeiros de sete noites, que vão zarpar de Los Angeles rumo a Puerto Vallarta, Mazatlan e Cabo San Lucas, na ensolarada Riviera Mexicana.

Nos outros parques, haverá um "empréstimo" de atrações, como se pode conferir a seguir. Não importa qual deles seja o escolhido, é certo que muita festa, diversão e alegria estarão à espera dos visitantes.

Walt Disney World Resort - Os quatro parques localizados em Lake Buena Vista, Flórida, terão tanto atrações novinhas em folha como algumas "importadas". No Magic Kingdom, por exemplo, haverá o musical Cinderellabration, trazido da Disney de Tóquio e que marca o início das comemorações pelos 50 anos da Disneylândia de Anaheim. Apresentado no palco do castelo da personagem, a peça conta como continua a história de Cinderela, com a coroação da princesa e momentos de sua vida feliz para sempre.

Para o Epcot, será transferido o brinquedo Soarin, de grande sucesso na Califórnia. Nele, o turista, diante de uma tela de cinema gigante, tem a sensação de estar sobrevoando de asa-delta vários cartões-postais californianos, como a ponte Golden Gate e a própria Disneylândia.
O MGM-Studios receberá a atração Lights, Motors, Action! Extreme Stunt Show. Vinda da Disney de Paris, mostrará como é o trabalho de dublês em cenas de ação. Prepare-se para muito barulho e confusão ao ver carros, motos e jet skis invadirem o estúdio. É a chance de a assistir tudo o que rola por trás das câmeras quando são filmados os momentos de maior movimentação e destruição dos filmes.

Mas é no Animal Kingdom que o turista encontrará atrações inéditas. Uma é o dinossauro Lucky, um robô que fala e se movimenta sozinho pelas ruas da área chamada Dinoland USA. E não é só isso: ele pode rir, espirrar, urrar, soluçar, dar autógrafos... Certamente um dos grandes chamarizes para os baixinhos.

O parque também ganhará a montanha-russa Expedição Everest, prevista para ficar pronta no fim de 2005. Além das emoções propiciadas pelas quedas num brinquedo de alta velocidade, a adrenalina deve subir ainda mais com um encontro com o Abominável Homem das Neves, cuja lenda é recontada no passeio.

Disneyland Resort Paris - Todas as noites, entre 9 de julho e 28 de agosto, um belo show de fogos de artifício iluminará o castelo da Bela Adormecida - é o espetáculo Wishes, original dos parques da Flórida, que será acompanhado de uma trilha sonora especial.

Tokyo Disneyland Park - A homenagem da Disney de Tóquio à Disneylândia será a abertura da Lost River Delta Thrill Attraction. Trata-se da primeira montanha-russa do parque, que terá um looping de 360 graus e muitos efeitos especiais, como fogo e água.

Fonte: Estadão