segunda-feira, janeiro 03, 2005

Embratur planeja, em 2005, 22 caravanas com operadores de turismo estrangeiros

Um dos projetos considerados mais bem-sucedidos do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) em 2004 terá continuidade no ano que chega.

Com pouco mais de um ano desde sua primeira viagem, a Caravana Brasil já soma 19 viagens para 80 destinos do Brasil. Para conhecê-los, foram levados 147 operadores brasileiros de turismo receptivo e 47 operadores estrangeiros.

Uma pesquisa da Gerência de Apoio à Comercialização da Embratur constatou que 85% dos operadores brasileiros que participaram destas expedições desenvolveram roteiros com os destinos visitados.

Em 2005, 22 das 27 Caravanas planejadas serão internacionais, ou seja, trarão operadores de fora do Brasil para conhecer ou aprofundar seu conhecimento da oferta do país. "Com essa estratégia, a tendência é a diversificação e o aumento da venda do destino Brasil no exterior", acredita Airton Pereira, diretor de Turismo de Lazer e Incentivo da Embratur.
De acordo com ele, em 2003, onze produtos turísticos foram lançados para ampliar a promoção do Brasil no exterior. "Nós somos sol e praia, mas também somos golfe, resorts, negócios e eventos, mergulho, pesca esportiva e ecoturismo."

As expedições foram divididas por temas: ecoturismo em Bonito; negócios e eventos em São Paulo; Cidades /Patrimônio em Minas Gerais. A equipe da Agência Brasil acompanhou parte dessas viagens. Os fotógrafos da Radiobras registraram as belezas dos locais que agora passam a ser usados como referência para a venda de pacotes para o exterior.

Fonte: Agência Brasil