segunda-feira, janeiro 03, 2005

Organização Mundial do Turismo diminui expectativas depois do maremoto

Em função dos acontecimentos no sudeste asiático, a Organização Mundial do Turismo anunciou que as previsões de crescimento do turismo para esse ano irão diminuir. Mesmo considerando que ainda é prematura uma avaliação geral das conseqüências, o secretário geral da OMT, Francesco Frangialli, admite que haverá uma diminuição no movimento internacional.

A OMT antecipava, até a ocorrência do maremoto no sudoeste asiático, um crescimento do turismo internacional entre 4% a 5%, em 2005. Frangialli também considera a possibilidade do tráfego turístico para o sudoeste asiático estabelecer um reencaminhamento para outras regiões, dando exemplos como o Mar Morto e Caribe.

O turismo asiático apresentava sinais de recuperação da crise de SARS (síndrome respiratória aguda), em 2003. Comparando as duas crises, Francesco Frangialli considerou que o turismo na Ásia poderá ser menos afetado pelo maremoto do que o foi pela SARS.

O secretário da OMT chamou atenção para a situação de regiões como as Maldivas, de economia quase exclusivamente baseada no turismo, ao contrário de países como a Tailândia ou Malásia. Frangialli lembrou ainda que nos países afetados há várias regiões que nada sofreram, como Bali (Indonésia) ou Bang-Koc (Tailândia), que poderão ser visitadas
sem qualquer problema.

Fonte: Mercado & Eventos