Na Leisure 2004, Brasil ganhou prêmio de país que mais investiu na feira; moda nacional ganhou as passarelas em Moscou.
De acordo com a OMT (Organização Mundial de Turismo), em 2002, os russos gastaram US$ 12 bilhões em viagens fora de seu país e, em 2020, o país deverá ser o 10º maior emissor de turistas do mundo. Aproveitando o momento do mercado, só na semana passada três eventos brasileiros aconteceram na Rússia, relacionados a moda, alimentos e turismo. A EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo) participou de dois deles, ambos em Moscou: o Moda Brasil Rússia (de 24 a 27 de setembro), organizado pela Apex (Agência de Promoção de Expotações do Brasil), e a feira internacional de turismo Leisure 2004 (de 22 a 25 de setembro).
"A Rússia está reconhecendo nosso investimento no mercado e já temos resultados deste trabalho", afirma Karin Carvalho, executiva do Escritório Brasileiro de Turismo em Frankfurt (Alemanha) e responsável também pelo mercado da Rússia, que, com Lawrence Reinisch, gerente de Turismo de Negócios e Eventos da EMBRATUR, representou o Brasil na feira internacional de turismo Leisure 2004. Há três anos, a EMBRATUR também vem aumentanto sua participação no principal evento de turismo local, tendo sido o segundo maior estande da Leisure 2004 - perdeu apenas para Dubai. Pela terceira vez consecutiva, o Brasil ganhou do comitê organizador do evento o prêmio pelo maior investimento na participação durante a feira.
A Leisure aconteceu mais cedo este ano, uma vantagem porque os operadores, produtos e destinos brasileiros poderão aparecer em mais catálogos promocionais russos que ainda estão sendo produzidos para a alta temporada. "Percebi também que os profissionais de outros países tem diversificado mais suas ofertas, segmentando os produtos por Ecoturismo, Aventura e outros, assim como a estratégia da EMBRATUR para promover o Brasil no exterior", completa Karin.
"Pudemos constatar o profissionalismo da EMBRATUR e como todos trabalham de forma objetiva, integrados com os diversos agentes da cadeia produtiva do turismo. Com isso, ganhamos todos os parceiros, inclusive a própria Infraero", disse Adenahuer Nunes, diretor-financeiro da Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrututura Aeroportuária), que em agosto deste ano assinou um convênio de R$ 21 milhões para operacionalizar as ações de fomento do turismo brasileiro no mercado internacional, planejadas pelo ministério do Turismo, por meio da EMBRATUR.
Também estavam no estande a Varig e a Bahiatursa, que atraiu filas enormes de interessados em tirar fotografias com a típica baiana e ganhar as fitinhas do Nosso Senhor do Bonfim. Além deles, 13 empresas privadas estavam no espaço do Brasil. "O estande está muito bonito, aberto e convidando as pessoas a entrarem aqui", comentou Elena Dobrynina, da Varig, empresa que já bateu sua meta para todo o ano de 2004 em relação ao faturamento com o mercado russo. Moda - No dia 25, os flashes apontaram para a moda brasileira na Rússia. No evento
Moda
Brasil Rússia, desfilaram modelos dos estilistas brasileiros de fama internacional Alexandre Herchcovitch, Amir Slama e Walter Rodrigues. Marca-se aí mais uma vez a parceria da EMBRATUR com a Apex, depois da bem-sucedida experiência da Selfridges em Londres quando, durante o mês de maio, o turismo brasileiro esteve presente na ação "Brasil 40º", na famosa loja de departamentos inglesa.
Para isso, Lawrence Reinisch continuou seu trabalho na Rússia, para promover o Brasil como destino ideal, mostrando que o país é excelência em moda, couro, calçados e também em turismo. Lá, Reinisch apresentou aos interessados o recém-lançado calendário da Ubrafe (União Brasileira dos Promotores de Feiras), com as principais feiras comerciais que acontecem no Brasil - incluindo as de moda. Entre três mil pedidos de vistos registrados pela embaixada brasileira em Moscou no ano passado, 500 foram especificamente para turismo de negócios e eventos. "A EMBRATUR está mais do que nunca envolvida com este segmento", diz Lawrence. Segundo a Demanda Turística Internacional 2003, este turista gastou uma média de US$ 106,46 por dia, enquanto o turista de lazer desembolsou cerca de US$ 84,63.
Fonte: Assessoria de Comunicação da EMBRATUR