Participar de uma cavalgada sob a lua cheia durante a noite na região do Cariri paraibano, conhecer o processo de fabricação de rapadura, cachaça e farinha ou um feriado prolongado em um hotel-fazenda são alguns cenários de roteiros rurais já consolidados ou em formatação na Paraíba.
Essas e outras atrações do Estado serão conhecidas por visitantes em potencial, originados de todo o Brasil, no estande do Sebrae Paraíba na primeira edição da FeiraTur - Feira Nacional de Turismo Rural, que acontece de 16 a 19 de setembro. O objetivo é oferecer às micro e pequenas empresas paraibanas, inseridas nos roteiros temáticos, condições que facilitem o acesso a diferentes mercados.
No intuito de despertar a atenção de empresários e criar um espaço de discussão de tendências e oportunidades em regiões interioranas no Brasil, a FeiraTur acontecerá no Frei Caneca Convention Center, em São Paulo, e vai exibir representantes de destinos turísticos, de hotéis-fazendas e pousadas do campo, produtores locais de artesanato e agroindústria.
Realizado com apoio do Sebrae, o evento vai contar com uma palestra de Regina Medeiros, coordenadora do Programa de Turismo do Sebrae Paraíba. Com a missão de falar sobre um caso de sucesso envolvendo o turismo rural no Estado, a consultora vai contar a história do Hotel-Fazenda Pai Mateus, localizado no município tranqüilo e exótico de Cabaceiras.
Com atividades para atender a gostos variados, as atrações dos hotéis-fazenda, vocação paraibana no setor, englobam, além do conforto da vida moderna a que as pessoas estão acostumadas, como televisão, piscina, chuveiro de água quente e ar-condicionado, cavalgadas, caminhadas, aprendizado agrícola, ordenha de leite, pesca, culinária local e artesanato, trekking, rapel e compras de produtos agroindustriais.
A promoção de empreendimentos turísticos figura no campo de prioridades do Sebrae. No Programa Sebrae de Turismo há uma lista de compromissos, como estimular a criação de novos produtos turísticos, promover sua adequação tecnológica, consolidar roteiros, divulgar programas de acesso ao crédito e incentivar o associativismo.
Segundo dados da Organização Mundial do Turismo (OMT), o segmento do turismo rural é responsável por 30% do faturamento nacional do setor. Mais de 90% das empresas de turismo no Brasil são de micro e pequeno portes. Diante dessa conjuntura, o Sebrae estabelece parcerias para incentivar o desenvolvimento local e sustentável.
Aos que derem uma escapadinha para apreciar a vida interiorana na FeiraTur, um aviso: além de mostrar o que o meio rural paraibano tem de melhor, o estande do Sebrae Paraíba vai oferecer degustação da gastronomia local. Quem passar por lá vai provar queijos, licores, rapadura e cachaça. A água na boca promete fazer muita gente decidir ali mesmo o destino das próximas férias.
Fonte: Jornal O Norte