terça-feira, setembro 14, 2004

Turismo brasileiro abre suas portas em Nova York

Alexandre Raulino é o diretor responsável pelo Escritório Brasileiro de Turismo, inaugurado no dia 9, em Nova York, nos Estados Unidos


Alexandre Raulino

Na quinta-feira, dia 9, o trade turístico americano viveu um dia brasileiro. A inauguração do Escritório Brasileiro de Turismo (EBT) reuniu vários veículos de imprensa e mais de 70 profissionais do setor em Manhattan, centro de Nova York. O dia começou com um café da manhã no hotel The Grand Hyatt, quando Eduardo Sanovicz, presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), falou a jornalistas sobre a nova estratégia de divulgação do destino Brasil no exterior por meio de produtos turísticos e da diversidade cultural brasileira. Também estavam no evento o responsável pelo escritório, Alexandre Raulino, o diretor de Turismo de Lazer e Incentivo da Embratur, Airton Pereira, o embaixador brasileiro Júlio César Gomes dos Santos, o diretor da Varig para os Estados Unidos, Antônio Bandeira, e o diretor-executivo do Rio Convention Bureau, Paulo Senise, entre outros.



Mais tarde, no coquetel de inauguração no escritório, os profissionais que trabalham com Brasil comemoravam. "Sentimos que agora temos investimento sério do governo brasileiro no turismo para aumentar o fluxo dos americanos ao Brasil", disse o português Liberal Lopes, que lidera um projeto para a criação de uma associação de operadores dos EUA que trabalham com o Brasil. Lopes, que há 18 anos tem a operadora Skyline Travel nos EUA, vê no EBT um parceiro para discutir maneiras de aumentar o interesse do americano pelo Brasil. "O Brasil tem boas opções e bom preço para este mercado. Precisamos aproveitar isso porque estamos diante de uma oportunidade única", completou Lopes, que pôde encontrar na ocasião alguns dos cerca de 20 profissionais com os quais pretende fundar a associação. Além de operadores brasileiros e estrangeiros, agências de viagens, companhias aéreas e executivos também estavam presentes no evento.

Infra-estrutura

A partir de agora, o EBT vai promover destinos, produtos e serviços turísticos brasileiros nos EUA, dando ênfase a ações de relações públicas junto ao mercado de turismo do país: montando as estratégias de participação de feiras de turismo, realização de workshops e seminários de vendas, entre outras ações. A infra-estrutura para quem trabalha com o Brasil foi um ponto positivo do escritório destacado por Tom Uchôa, presidente da Empetur (Empresa de Turismo de Pernambuco): "Agora temos o suporte de um local para fazer reuniões e nos encontrarmos com o trade aqui nos Estados Unidos". Ele comentou a importância da representação do turismo no exterior, ressaltando o setor do ponto de vista econômico. "Vamos reativar um mercado que estava desaquecido e que traz divisas para nós."

A escolha da cidade de Nova York para sediar o primeiro EBT nos Estados Unidos e América do Norte é estratégica, pois os americanos são o segundo maior emissor de turistas para o Brasil, além de serem o primeiro em poder aquisitivo, com um gasto médio diário de US$ 106,56. Aproximadamente 630 mil norte-americanos visitam o Brasil anualmente. Destes, cerca de 41% vêm a lazer, 30% a negócios e 26% vêm para visitar familiares e amigos. A primeira meta para o recém-inaugurado EBT é que um milhão de americanos venham ao Brasil até o ano de 2007.

Os Escritórios Brasileiros de Turismo são unidades de promoção do destino Brasil no mercado internacional Os executivos designados para coordenar cada um dos EBTs assumem a missão de consolidar a imagem do país como um destino turístico competitivo no exterior. Esta é uma das ações dentro da meta fixada pelo presidente Lula para o setor, ampliando para 9 milhões o ingresso de turistas por ano e captando US$ 8 bilhões em divisas. Já estão em funcionamento EBTs em Lisboa (Portugal), Paris (França), Londres (Reino Unido), Frankfurt (Alemanha) e Milão (Itália). Até o final do ano estará funcionando um EBT em Madri (Espanha). Há também um EBT para a América Latina, com sede na Embratur, em Brasília.

Fonte: Brasilturis Jornal