Diversificação e aumento na venda de pacotes turísticos para o Brasil no mercado internacional. Com este objetivo, a EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo) iniciou em 2003 um projeto em que operadores viajam para conhecer produtos turísticos brasileiros. Na Caravana Brasil, os profissionais que "vendem" o Brasil a estrangeiros são chamados para conhecer melhor os produtos, destinos e serviços que oferecem aos turistas. No ano passado, quase cem operadores que montam pacotes para turistas estrangeiros puderam conhecer quinze destinos e onze produtos turísticos brasileiros em viagens de aproximadamente três dias. Neste ano, onze estados já foram visitados por mais de 100 operadores, nacionais e estrangeiros, nas dez viagens realizadas até agora. De 23 a 26 de setembro (domingo), os convidados vão conhecer, em Bonito e no Pantanal (MS), roteiros de Ecoturismo, um dos onze produtos lançados pela EMBRATUR no ano passado. Na viagem, haverá apresentações de operadores receptivos locais sobre os equipamentos turísticos e visitas a restaurantes, hotéis, cachoeiras e pontos turísticos como Gruta do Lago Azul, fazenda Estância Mimosa, Parque Ecológico Baía Bonita, Refúgio Ecológico Caiman, entre outros. Nesta ocasião, há uma oportuna troca de idéias sobre como os produtos e serviços podem ser melhor explorados para que se monte mais pacotes para o destino, desenvolvendo a oferta turística de cada local. Os parceiros da Caravana Brasil 2004 são Varig, Resorts Brasil, Bureau de Golfe, Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária), Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), Bito (Brazilian Incoming Tour Operators), Conventions Bureaux e governos dos estados e municípios.