O sucesso colhido pela primeira Fispal em 2003 no Recife estimulou os organizadores a ampliarem a edição deste ano. O espaço para a realização do evento foi aumentado em mais de 40%, para 10 mil m² de área no Centro de Convenções de Pernambuco. A Fispal Recife - 2ª Feira Internacional de Produtos, Equipamentos, Embalagens e Serviços para Alimentação - patrocinada pela Vitamassa e Feijão Turquesa - está marcada para os dias 9 a 12 de novembro e pretende incentivar o desenvolvimento de negócios em diferentes regiões brasileiras, começando uma nova fase pelo Nordeste.
Segundo expectativas dos organizadores, a feira deve atrair cerca de 20 mil profissionais da indústria e do comércio nordestino, de outras regiões do Brasil e do exterior, movimentando negócios da ordem de R$ 500 milhões. "Nossa intenção é oferecer às empresas locais uma ferramenta que gere novos negócios, nivele atividades comerciais e industriais e fortaleça este mercado estrategicamente eleito", diz o vice-presidente da Fispal, André Mozetic, frisando ainda a importância da realização do evento para o incremento das exportações brasileiras.
Para 2004, a Feira deverá reunir cerca de 250 expositores nacionais e internacionais, fabricantes de alimentos e fornecedores de equipamentos, embalagens e insumos para a indústria alimentícia e setores correlatos. Entre os expositores, destacam-se as importantes presenças do Sebrae-SP e Sebrae Nacional, que subsidiam a participação de micro e pequenas empresas no evento.
Duas novidades estão programadas para a versão de 2004: o "Pernambuco Design" - que tem o apoio da Associação Profissional dos Designers de Pernambuco e da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, e o "Circuito de Bebidas", o qual será realizado em parceria com a Editora Aden.
Mozetic afirma também que para os profissionais do setor esta iniciativa é uma oportunidade de alavancar negócios, estimular atividades industriais, atualizar a tecnologia dos parques fabris, aumentar o turismo de negócios, atrair empresas, divulgar o potencial econômico da região e, ainda, atrair novos investimentos.
Fonte: Gazeta Mercantil