De acordo com o diretor superintendente da Ubrafe, Armando Campos Mello, 2005 é um ano de destaque, já que nos ímpares a movimentação é maior por causa da realização da Bienal do Livro (reúne 800 mil pessoas) e do Salão do Automóvel de São Paulo (600 mil visitantes), exposições organizadas a cada dois anos. "Precisamos sempre comparar anos ímpares com ímpares e os pares com os pares", esclarece Mello.
Em relação a 2003, portanto, 2005 contará com seis feiras a mais. "A decisão de participar de uma feira exige até dois anos de planejamento. Isso significa que a melhor reação do mercado no momento se refletirá mesmo em 2006", explica diretor. Por sua vez, comparando 2004 com 2002, os resultados são parecidos, de acordo com Mello.
"Os expositores estão mais otimistas. As feiras de negócio são um reflexo da economia e o poder aquisitivo está em ligeira ascensão. Além disso, é a oportunidade de as empresas mostrarem produtos e preços perante a concorrência", comenta Mello.
A Ubrafe prevê que as 150 feiras agendadas para 2005 reunirão 35 mil empresas - sendo 5 mil estrangeiras - e 6 milhões de visitantes, dos quais 50 mil serão compradores do exterior. Os eventos deverão ocupar 2,3 milhões de m² de área de exposição nos pavilhões de 20 cidades brasileiras, sendo 75% dos eventos em São Paulo. Serão, portanto, 1,5 mil empresas, 200 mil visitantes e 25 mil m² a mais em relação a 2003, ano base utilizado na comparação.
Fonte: Gazeta Mercantil