As viagens de negócio destinadas a Pernambuco estão sendo responsáveis por uma ocupação semanal hoteleira média de 70% dos leitos disponíveis no Recife. Os turistas de lazer preferem seguir diretamente para o pólo hoteleiro de Porto de Galinhas, no litoral Sul, a menos de 50km do aeroporto internacional dos Guararapes.
Segundo avaliação da Empetur, que administra o Centro de Convenções, principal espaço da capital para recepção de grandes eventos, até agosto deste ano foram realizados 228 eventos, entre feiras, exposições e congressos com público de 1 milhão e 100 mil pessoas, gerando uma movimentação econômica no Recife de R$ 62 milhões.
Esses valor refere-se a hospedagem, alimentação, locomoção e gastos gerais com visitantes de outros estados que representam 30% do público total nesses eventos. De acordo com informação do Recife Convention Bureau, o gasto do turista de negócios é de R$ 191,50 diários. Ele vem com mais dois acompanhantes e permanece 5,2 dias na cidade.
No ano passado, foram realizados 349 eventos com 1,5 milhão de pessoas que proporcionaram uma movimentação de R$ 84 milhões. A planilha da administração do Centro de Convenções mostra que este número pode ser superado em 2004. "Teremos uma média de 35 eventos mensais", admite o presidente da Empetur, Antonio Uchoa, que aposta na captação de grandes eventos.
Para atender à demanda esperada, o Centro de Convenções passou por um processo de ampliação e modernização crescendo de 12 mil para 22 mil m² de área em seu pavilhão de feiras. O estacionamento aumentou a capacidade para 1.800 veículos e foi criado um espaço cultural multiuso.
A área total do Centro é de 74 mil m² com 22 salas, quatro auditórios, dois teatros, uma área de feiras e outra de exposição. Para viabilizar as obras, o governo do estado utilizou recursos do BID e do Prodetur. "A próxima etapa é a climatização do Pavilhão", anuncia Uchoa. "O investimento é em torno de R$ 7 milhões".
A pauta do Centro de Convenções registra reservas antecipadas para próximos dois anos. O último da pauta, o 61º Congresso Brasileiro de Cardiologia foi confirmado pela executiva do Convention Bureau, Samira Pavesi,e será realizado entre 21 e 26 de outubro de 2006. "É o maior encontro da área médica no Brasil e não acontecia no Recife desde 1999", comemora o diretor comercial Francisco Rosário, estimando público de 10 mil pessoas e a geração de mais de mil empregos.
De acordo com ele, um evento desse porte beneficia todo os setores, grandes hotéis e pequenas pousadas do Recife e de Olinda, porque atrai desde profissionais consagrados a formandos que optam por pequenos estabelecimentos. "É a maior conquista de captação este ano no segmento de turismo de negócios", avalia Rosário.
Ele disse também que alguns grupos esticam a permanência em resorts. "É na área de negócios, mas com potencial para beneficiar o segmento de lazer". O presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, José Péricles Esteves, considera o Recife como a única capital nordestina com condições de abrigar evento. Ele estima em 7 mil o número de congressistas inscritos, onde cada participante traz um ou mais acompanhantes. "O evento vai se repetir no Recife a cada quatro anos.".
Eventos internacionais
Além do Congresso Brasileiro de Cardiologia, a Empetur tem reservado para 2006 o 27º Congresso de Endocrinologia, o 33º Congresso de Pediatria e o 13º Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva.
Para 2005, estão pautados, o 2º Simpósio Internacional de Hipertensão, o 30º Congresso Mundial de Direito, o 30º Congresso de Ciências do Solo, a Convenção de Atacadistas e Distribuição, a Convenção Nacional dos Gideões Internacionais e o Congresso Brasileiro de Terapia ocupacional.
Designers
Associação Profissional dos Designers de Pernambuco (APD-PE) juntamente com o governo estadual e a prefeitura do Recife e o Sebrae promovem o "Pernambuco Design 2004", entre os próximos dias 5 e 21 de novembro.
O evento visa atrair a atenção de empresários e industriais para essa ferramenta na disputa pelo mercado. O tema de enfoque de todas as ações do evento será "Design + Negócios = Resultados".
Fonte: Gazeta Mercantil