quinta-feira, setembro 23, 2004

Pesquisa mostra perfil de turista que visita o Rio no inverno

Pesquisa realizada no período de 30 de julho a 4 de agosto, com apoio da Secretaria Especial de Turismo do Rio de Janeiro, mostra o perfil do turista que visita o Rio de Janeiro no período de inverno.

Pesquisa feita em Copacabana, Ipanema, São Bernardo, Barra e Flamengo mostra que a maioria dos turistas que vão ao Rio de Janeiro é do sexo masculino. Sendo que, mais da metade possui nível superior e optam por se hospedar em hotéis. Poucas exceções preferem apartamentos de temporada ou casa de amigos. O maior motivo da viagem é lazer. O segundo motivo é negócios, o terceiro é congressos e convenções e o quarto motivo é com o intuito de visitar familiares.

O portão de entrada no Brasil mais usado é pelo Rio de Janeiro, em seguida São Paulo. Mais de 80% dos visitantes foram ao Rio de Janeiro pela primeira vez e mais de 90% deles pretendem ir novamente à cidade maravilhosa. Grande parte dos turistas passa até uma semana no Rio e mais da metade deles visitam a cidade por conta dos atrativos turísticos existentes. O preço competitivo, ecoturismo e outros aspectos também influenciam as pessoas a visitarem o Rio de Janeiro. Mais de 60% dos turistas viajam por conta própria, com o objetivo de não se prenderem à pacotes turísticos.

A maioria dos turistas é de procedência norte-americana, francesa, inglesa e alemã. Os pontos positivos mais destacados da cidade são receptividade da população, atendimento turístico e limpeza urbana; enquanto que os pontos negativos mais relevantes são segurança pública, metrô reduzido e sinalização. Além do Rio de Janeiro, outras cidades são visitadas enquanto o turista está no Brasil. Essas cidades são, por exemplo, Salvador, Foz do Iguaçu, Recife e Manaus. Os turistas têm como maior hábito de viajar em companhia da família. Outros preferem viajar com amigos ou sozinhos e a maioria deles gastam uma média de R$90,00 a R$155,00 por dia em sua permanência no Rio de Janeiro.

Fonte: SobreTurismo