quinta-feira, setembro 02, 2004

Bugueiros saem em defesa do meio ambiente

Cerca de 20 bugueiros que atuam no litoral da Paraíba se reuniram ontem à noite para discutir uma circular da Superintendência do Meio Ambiente (Sudema) e da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) que solicita os roteiros feitos por estes profissionais. A idéia é organizar ainda mais a atividade no Estado. Na pauta da reunião, também esteve a criação da Associação dos Bugueiros da Paraíba.

Após o encaminhamento dos roteiros, os órgãos do governo devem estabelecer até onde os buggies podem ir.

O guia turístico Antônio de Pádua de Oliveira, um dos mais antigos do ramo no Estado, informou que o próximo passo é transformar estes profissionais em fiscais de proteção do meio ambiente.

Luiz Alfonso Diaz Moreira, um dos diretores da Trailler Tur, agência de turismo pionieira em passeios de buggies na Paraíba, explicou que os bugueiros vão ser multiplicadores da preservação ambiental entre os turistas. Eles terão o papel de conscientizar os visitantes sobre a importância de se manter intocáveis os paraísos naturais. Ás vezes, após as visitas, alguns lugares ficam com um rastro de sujeira e destruição.

Evitando a degradação, promove-se, em contrapartida, o turismo auto-sustentável. "O homem pode retirar recursos sem alterar a natureza", destacou Alfonso.De acordo com ele, cerca de 30 bugueiros atuam ativamente em todo o litoral paraibano. Alguns passeios se estendem até os estados vizinhos de Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Fonte: Jornal O Norte