Governador garante que contatos realizados em Portugal abrem nova fronteira para o desenvolvimento do turismo na Paraíba
O governador Cássio Cunha Lima ficou satisfeito com os resultados da sua viagem a Portugal, cujo principal objetivo foi fortalecer o potencial turístico da Paraíba, em especial de João Pessoa. Para ele, os contatos feitos em Lisboa abrem uma nova fronteira para o desenvolvimento turístico do Estado. O governador retorna na noite desta quarta-feira a João Pessoa.
"Estamos tendo muito sucesso na viagem que tem por objetivo trabalhar o fortalecimento do potencial turístico que a Paraíba possui, olhando muito claramente para o potencial do nosso litoral, a começar por João Pessoa, que é a principal porta de entrada do nosso Estado", comentou.
O governador enfatizou as obras de infra-estrutura que o Governo vem fazendo para viabilizar o fortalecimento do setor. Ele citou, como exemplo, a parceria com a Infraero, que está ampliando e modernizando o aeroporto Castro Pinto. Também lembrou o fortalecimento da infra-estrutura rodoviária, a licitação da duplicação da BR-230 para sua conclusão já publicada e o compromisso que o governo federal vem reafirmando da duplicação da estrada de João Pessoa a Recife, João Pessoa a Natal.
"Mas não podemos nunca deixar de trabalhar também os investimentos privados", frisou, ressaltando que desde a viagem realizada no ano passado a Portugal os contatos vêm se ampliando. "Estas coisas não acontecem com um único contato. É preciso preservar, manter as relações, é preciso estabelecer os contatos de forma permanente, porque se for feito um contato único e depois desaparecer os resultados não vêm".
Consolidação como prioridade
A viagem a Portugal teve como objetivo prioritário consolidar essas ações e atrair investimentos de empresários portugueses para o estado, olhando, principalmente, para o potencial que João Pessoa e outros municípios do Litoral, como o Conde, têm. "É por esta razão que estamos priorizando tanto o litoral sul como o litoral norte também nas ações do Prodetur e posso dizer que estou muito satisfeito, muito feliz com os resultados".
Citando o forte crescimento social e econômico alcançado por Natal nos últimos anos, o governador disse que não pode ser esquecido que só há uma razão para justificar todo esse desenvolvimento da capital potiguar: o turismo. "Daí a prioridade que estamos dando ao turismo, a abertura dessa nova fronteira. Os contatos estão sendo estabelecidos e haverão de resultar em investimentos importantes para João Pessoa e para o nosso Estados, para que empregos sejam criados, para que oportunidades de trabalho sejam geradas".
Trabalhando no caminho certo
Cássio Cunha Lima acredita que o Governo está no caminho certo, no que diz respeito as ações para o setor. "O resultado já foi alcançado no primeiro verão do nosso governo, que foi um verão onde a freqüência foi recorde". E por trás dessa presença recorde de turistas, declara o governador, está o trabalho realizado no campo da promoção, da divulgação.
"Divulgamos João Pessoa e a Paraíba de forma geral nas revistas especializadas, fizemos todo esse trabalho para essa ação de merchandasing na novela Celebridade, que teve um efeito muito grande em Portugal, com a repercussão da apresentação da novela. Estamos trabalhando com grandes operadores, conquistamos recentemente a atracagem de um navio que fará quatro atracamentos em Cabedelo, isso é importante".
Além disso, o Governo está consolidando o projeto do Centro de Convenções, que será mais um investimento do setor público fundamental para a expansão de João Pessoa no campo turístico, sobretudo no aspecto de eventos, de negócios, de feiras, de exposições. "Enfim, estamos fazendo as ações que contemplam vários aspectos, no âmbito dos investimentos públicos, no campo da divulgação, que é fundamental também, e agora cumprindo esse outra etapa que é a atração de investimentos privados, em todas as cidades, em todos os Estados e países".
O governador não esqueceu de mencionar as questões vinculadas a infra-estrutura de João Pessoa. Entre elas, as obras de esgotamento sanitário que estão sendo iniciadas, o calçamento de ruas e a melhoria da qualidade de vida da população. "Agora é importante lembrar, por fim, que é um trabalho que não apresenta resultados em curto espaço de tempo. Há cidades que conseguiram avançar no turismo em decorrência de um trabalho de muitos anos. Estamos apenas com um ano e oito meses de mandato e já comemorando, celebrando o melhor verão que tivemos. Nada vence o trabalho, nada supera o trabalho, estamos trabalhando com honestidade, com seriedade, procurando representar a altura a Paraíba onde quer que estejamos".
Fonte: Jornal O Norte