Com o objetivo de inserir o Brasil entre os 20 destinos de turismo no mundo, Embratur e Ministério do Turismo deram início à construção do Plano Aquarela, o primeiro plano de marketing turístico internacional do país. Com um custo de R$4 milhões, o projeto quer contribuir para o alcance dos nove milhões de turistas estrangeiros, o ingresso de US$8 bilhões de divisas e a geração de 1,2 milhão de empregos e ocupações - projeções do Plano Nacional de Turismo, lançado em abril de 2002 pelo presidente Lula.
O nome "Aquarela" é uma referência à canção de Ary Barroso, já que 2004 é o ano do centenário de seu nascimento. O plano prevê a realização de três tipos de pesquisa: uma com estrangeiros em visita ao Brasil no momento de retorno ao país de origem; outra com os profissionais de turismo estrangeiro de 18 mercados e a terceira sobre o turista potencial em 16 países. As duas primeiras serão concluídas até o fim desse mês de setembro, a última terminará até novembro.
A partir dos resultados será analisada a atual situação do produto turístico brasileiro para definir as estratégias mais adequadas a longo prazo. A idéia é estabelecer por meio de pesquisas e análises em diferentes mercados as bases para as futuras ações de propaganda do país no exterior.
O plano deverá entrar em ação a partir de 2005 para complementar atividades que já vêm sendo desenvolvidas pela Embratur, como a Caravana Brasil, os Escritórios Brasileiros de Turismo no exterior, participação em feiras internacionais e captação de eventos para o país.
Para difundir o Plano Aquarela, no último mês de agosto foram realizadas reuniões com entidades de classe, empresas privadas e órgãos públicos para ouvir opiniões sobre o turismo brasileiro. A proposta é integrar os diversos atores envolvidos no desenvolvimento do setor.
Fonte: Folha do Turismo