Um pequeno pedaço de terra se desprendeu ontem da barreira na Ponta do Seixas, Praia de Cabo Branco, na capital, causando susto nos turistas e deixando os comerciantes em estado de alerta. Segundo os policiais que fazem a segurança do local, era manhã cedo quando um grupo de turistas olhava o mar, estando perto do muro de proteção que antecede a barreira.
Em certo momento os turistas correram na direção dos policiais dizendo que uma parte da barreira havia se desprendido. Eles temiam que fosse o início de um desmoronamento de grandes proporções. Não passou de um susto. A erosão, que chegou à base do muro de proteção, não se agravou nas proporções em que suspeitaram.
Mesmo assim, os comerciantes que trabalham no local estão temerosos com a progressão da erosão. Um vendedor de cocos que preferiu não ser identificado disse que comercia-liza no local há muitos anos e viu o problema nascer e chegar às dimensões atuais. Ele apontou para um amontoado de areia que está se formando no lado de dentro do muro, explicando que o vento está constantemente removendo os grãos da barreira, o que tem provocado os pequenos desabamentos.
MEDO
De fato, quem chega próximo ao local onde a erosão já chegou na base do muro, não consegue abrir os olhos para ver o precipício devido à grande quantidade de areia que o vento levanta. O medo de que o muro desabe a qualquer momento e a enxurrada de grãos que o vento espalha tem feito com que os comerciantes mudem quase que diariamente o local de suas barracas.
Fonte: Jornal da Paraíba