sexta-feira, setembro 10, 2004

João Pessoa sedia etapa nacional de Kitesurf

A sede da Secretaria de Esporte e Turismo de João Pessoa (Setur) recebeu na manhã desta quinta-feira (9) representantes Emlur, secretarias de Saúde, Infra-Estrutura e Transporte, Marinha, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e CPTrans.

Na reunião, foram acertados os últimos detalhes para a chegada da II Etapa do Oi Kitesurf 2004 a João Pessoa. Coordenado pela Secretária-Adjunta de Esporte e Turismo, Cynthia Cordeiro, e pelo publicitário Chicó Moura, no encontro foram discutidas questões de segurança, limpeza, atendimento médico, preservação do meio-ambiente e uma série de outros pontos voltados à organização do evento que promete agitar a cidade nas próximas semanas.

A II Etapa do Oi Kitesurf 2004 acontece entre os dias 23 e 26 deste mês no Busto de Tamandaré, em Tambaú. Considerada pelos velejadores uma das melhores “raias” no mundo para a prática desse esporte, João Pessoa já é referência em mais de 20 sites sobre Kitesurf na Internet e só perde para uma ilha do Caribe, de acordo com Chicó Moura.

O Kitesurf é uma espécie de surf com pipa – ou “kite”, como é chamada. É praticado com um “kite”, que pode ter entre 2 e 23 metros quadrados, dependendo da força do vento e da habilidade do praticante, barra de direção, trapézio e prancha. Entre os praticantes famosos estão os apresentadores Luciano Huck e Daniela Monteiro, a “Big Brother” Juliana e até o candidato democrata às eleições dos EUA, John Kerry.

Para o Secretário de Esporte e Turismo de João Pessoa, Glauco Morais, os ventos favoráveis de João Pessoa credenciam a capital paraibana para ser a capital do Kitesurf no Brasil. “A Setur acolhe esse projeto de braços abertos, até por uma prática comum da Prefeitura Municipal de João Pessoa de incentivar o esporte, seja ele profissional ou amador”, diz.

Para a Secretária-Adjunta, Cynthia Cordeiro, o Kitesurf tem atraído estrangeiros para João Pessoa, que tanto tem mostrado interesse em aprender como em investir no esporte aqui na capital. “Por isso, eu acredito que o Kitesurf seja uma maneira de incentivar turistas a virem a João Pessoa, principalmente estrangeiros”, avalia.

Aproximadamente 60 velejadores de todo o país deverão participar da competição, que depende bastante da ação do vento para acontecer. “Logo nos primeiros dias será realizado um qualify com 30 atletas”, adianta Chico Moura, da Real Comunicação que, com agência carioca Aguilera, realiza o evento em João Pessoa.

A primeira etapa do Oi Kitesurf 2004 foi realizada no último final de semana na praia de Camburi, em Vitória (ES). O campeonato, maior circuito nacional do mundo, oferece cerca R$ 80 mil em prêmios.

Fonte: O Norte on-line