O Fórum dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo, que esteve reunido na capital baiana, aprovou por unanimidade a permanência da diretriz, já em vigor, para a distribuição, entre os Estados, das verbas para promoção interna do Ministério do Turismo. Com isso, a questão, que já levantou muita polêmica, não terá quaisquer mudanças.
Cinqüenta por cento da verba total do MTur continuará dividida igualmente entre as unidades da federação, enquanto os outros 50% serão distribuídos proporcionalmente de acordo com os mesmos critérios já definidos, entre eles, por exemplo, o número de estabelecimentos turísticos em cada Estado.
Já na promoção internacional, haverá mudanças. A diretriz, que era exatamente igual à da promoção doméstica, passa a determinar que 1/3 do valor do MTur seja dividido igualmente entre as unidades da federação e 2/3 proporcionalmente entre os Estados com atuação turística mais destacada. Entre os critérios, por exemplo, itens como o número de visitantes estrangeiros, existência de aeroporto internacional no Estado ou sua participação em feiras no Exterior.
Fonte: Panrotas