quinta-feira, março 03, 2005

Anato cresce 25% e recebe mais de 8 mil compradores

Fonte: Mercado & Eventos

A XXIV Vitrina Turística da Anato, a maior feira de turismo da Colômbia chega ao seu final com bons motivos para comemorar. Segundo o presidente da Anato, Oscar Rueda, "esta foi a melhor de todas as 24 ediçoes já realizadas".


Rueda atribuiu boa parte deste sucesso ao interesse do mercado pelo Pavilhão Brasil, país convidado deste ano. "Nós recebemos até o meio-dia de hoje (02/03) mais de seis mil compradores e visitantes, e esperamos chegar próximo dos dez mil", disse Rueda.

No pavilhão do Brasil o clima também foi de otimismo com os resultados obtidos na feira. Segundo o presidente da Santur, Jorge Nicolau Meira, a participação brasileira na Anato foi uma oportunidade de mostrar ao mercado colombiano as belezas de Santa Catarina. "As pessoas não tinham idéia do grande potencial turístico e tenho certeza de que plantamos aqui uma semente", disse. Meira deixou acertada a realizaçao no próximo ano do Congresso Mundial de Produtores de Banana, em Santa Catarina.

Para o diretor de relações internacionais da Bahiatursa, George Barreto, o balanço também foi considerado positivo. "Estamos preparando uma série de ações para divulgar a Bahia no mercado colombiano. Aqui na Anato já nos reunimos com alguns dos dez maiores operadores da Colômbia".

Outro que considerou os resultados acima da expectativa foi o gerente da Varig, em Bogotá, Wilson Costa. "Nesta Anato pudemos sentir o interesse maior do mercado de operadores da Colombia pelo Brasil e já realizar alguns bloqueios para grupos".

Já o coordenador do EBT na América do Sul, João Carlos Vasconcelos, da Embratur, lembrou que é preciso que haja maior participaçao do Brasil na Anato. "Este é um mercado de grande potencial onde o Brasil precisa competir. Tivemos algumas ausências significativas como o Rio de Janeiro, que não teve interesse em participar, apesar de ter sido convidado", lembrou ele.