sexta-feira, março 11, 2005

Brasil faz últimos preparativos no novo estande, que estréia na ITB

Fonte: Mercado & Eventos

Além de ser a maior feira de turismo do mundo, a ITB 2005, que começa amanhã (11/03), na capital alemã, e estende-se até o próximo dia 15, terá boas novidades para os brasileiros e por quem passar pelo cooperado da Embratur: o novo estande com o nova logomarca brasileira. Logo mais, às 17h (horário local), haverá uma reunião da diretoria da Embratur com os expositores.

A diretora de negócios e eventos da Embratur, Jeanine Pires, definiu a participação do Brasil na ITB 2005 como o início de uma nova fase na promoção internacional do país. "Trata-se de uma nova imagem dos produtos turísticos brasileiros, como natureza, sol e mar, cultura, dança, música e gastronomia, entre outros", diz ela.

Cor branca predominando - o que confere mais leveza ao estande -, espaço dividido por segmentos turísticos, fotos maiores e destaque para a gastronomia e artesanato são algumas das características.

Uma das grandes novidades é o Corredor dos Sentidos que, segundo a arquiteta Mirna Porto, responsável pela ambientação de parte do estande, trabalha os cinco sentidos e são completados por uma vitrine, onde estão os cinco orgulhos brasileiros. São eles: Amazônia, representando a água, o oxigênio e o índio; biodiversidade (fauna e flora); a extensão territorial, representada pelo solo, subsolo e o potencial agrícola do país; carnaval, com elementos da Bahia, Rio e Pernambuco; e o futebol.

- O turista que chega ao Brasil utiliza os cinco sentidos o tempo inteiro. No Corredor dos Sentidos, utilizamos quatro e, no final do corredor, completamos com o paladar, no bar do estande. Todos os objetos são feitos à mão, com exceção do pandeiro.

A Alemanha é o maior emissor de turistas da Europa para o Brasil e o terceiro no ranking de turistas internacionais atrás da Argentina e Estados Unidos. Em 2003, 315,532 mil visitaram o Brasil.