terça-feira, fevereiro 22, 2005

Atrativos impulsionam Aeroshopping

Fonte: Gazeta Mercantil

Com 11 milhões de visitantes anuais, incluindo passageiros e acompanhantes, o Aeroshopping, conjunto comercial do Aeroporto Internacional de Salvador, pretende criar atrativos para ampliar o número de compradores, através de iniciativas de marketing e promoções especiais. A idéia é atrair principalmente moradores do entorno do complexo aeroportuário, recentemente reformado ao custo aproximado de US$ 230 milhões.

O alvo seriam os residentes no município de Lauro de Freitas, e condomínios e loteamentos da área, como Vilas do Atlântico, Alphaville, Encontro das Águas, entre outros. "Esse contingente já representa cerca de 10% dos clientes do aeroporto que é considerado referência modelo entre todos os Aeroshoppings do Brasil", informa o superintendente regional da Infraero, Elvino Ney Taques.

O Aero-shopping reúne 130 lojas, 98 delas ocupadas e em funcionamento, e a proposta é ampliar, através de licitação para implantação de novas unidades, os negócios que passariam a incorporar atividades como cinemas, restaurante executivo, academia de ginástica e mesmo um hotel. "Os concessionários, como são denominados os lojistas atuais, acreditam nesse potencial, e vêm investindo muito em promoções e iniciativas de marketing" revela o superintendente Taques, citando como exemplo o caso da loja Planeta Bahia.

Ao instalar um trio elétrico para tocar na porta do estabelecimento, conseguiu atrair cerca de 2,5 mil pessoas, em sua maioria turistas, em plena quarta-feira de Cinzas", conta.

A aposta de marketing funcionou bem, e os turistas, muitos aguardando embarque de volta a seus estados e países após a folia baiana, aproveitaram para comprar no ritmo do axé e com muita descontração e alegria. A direção da loja informa que trio fica no local até o final do mês, mantendo clima de festa, e ajudando a aumentar o faturamento. Camisetas de blocos, principalmente do Camaleão, estão entre os produtos mais procurados por compradores de diversas partes do País e da Europa, de retorno às cidades de origem. A Planeta Bahia também comercializou abadás do Camaleão e do Nana Banana com procura além do esperado, levando as vendas a se estenderam até as 3 horas da madrugada da quarta feira.

Sucesso

Para Franc Kragl Neto, diretor da Planeta Bahia, o sucesso é resultado da agressiva estratégia de marketing que incluiu a plotagem do aeroporto com o símbolo do Camaleão e também pelo receptivo, quando os foliões foram recepcionados ao som de uma bandinha tocando músicas de Carnaval no salão de desembarque do aeroporto. "Esse projeto é resultado de uma parceria com a Central do Carnaval, que se repete pelo segundo ano consecutivo", diz Franc, contando que na hora de partir muitos passageiros posam junto às patinhas do Camaleão para uma última fotografia.

"Iniciativas como essa integram a estratégia de consolidação do Aeroporto de Salvador como grande centro de negócios. A idéia é torná-lo mais atrativo, buscando trazer também a comunidade do entorno, e não restringir o público a passageiros e acompanhantes", diz o superintendente. Os concessionários apostam no crescimento do Aeroshopping, que vem investindo na beleza das vitrines e no atendimento de qualidade a preços competitivos.

"Esse crescimento só é possível porque trabalhamos, a Infraero e os concessionários, em clima de confiança recíproca", opina Elvino Taques, destacando que o sucesso marca o empreendimento desde sua criação, em setembro de 2002. "Seis meses depois da inauguração todas as lojas já haviam sido ocupadas", diz Taques. Ele entende que a criação da Associação dos Concessionários do Aeroporto (ACAP), tem ajudado na consolidação do processo de crescimento". Em conjunto com a Infraero, a ACAP tem investido em treinamento de pessoal e em 2004 o processo de capacitação atingiu um total de 400 comerciários, que gerou certificação do Instituto de Hospitalidade. Para Taques, ações como esta credenciam o Aeroshopping de Salvador, hoje com 4.500 empregados, como o melhor do País em shoppings de aeroporto.