terça-feira, fevereiro 22, 2005

Escolhido o novo Cristo dos “Mistérios da Paixão”

Fonte: Secom-JP

A procura pelo principal personagem do espetáculo “Mistérios da Paixão” chega ao fim. No último domingo (20), na Escola Piollin, houve a escolha do ator que irá interpretar o personagem de Jesus Cristo. O selecionado foi o ator Glauco de Lucena, nome pouco conhecido no meio artístico, mas que despertou no diretor do espetáculo, Eliézer Rolim, uma sinceridade cênica, mística, que espelha o desejo de captar a alma do personagem.


Participaram da seleção 25 atores, que passaram pelo olhar apurado do diretor Eliézer Rolim e dos atores Edílson Alves, assistente de direção e, Everaldo Pontes, representando a Fundação de Cultura de João Pessoa (Funjope), organizadora do evento. “Tinha uma ânsia de um rosto novo, de alguém sem muitos vícios, que estivesse aberto para a entrega do personagem, que por si só, é forte e arquétipo”, esclarece Eliézer Rolim.

Glauco de Lucena é estudante de Arquitetura do Unipê e foi lá que o teatro despertou seu interesse. Ele participa a um ano do grupo teatral da instituição, coordenado pelo diretor e ator Duílio Cunha. Apesar de não ser paraibano, já que é natural de Brejo dos Santos, no Ceará, Eliézer Rolim argumentou que este não é um fator preponderante. “O importante é que fosse nordestino e trouxesse este potencial”, enfatiza.

Ao todo participarão do elenco do espetáculo “Mistérios da Paixão” 94 integrantes, dos quais 24 compõem o coro de cantores e cantoras, 14 percussionistas, 26 atores e atrizes, 20 figurações e 10 crianças. Todos farão parte das cenas, interagindo o tempo todo. Entre os artistas já selecionados estão Eleonora Falcone, que interpretará Madalena; Eleonora Montenegro como Maria; João Dantas que fará Pilatos e Omar Brito como Herodes. Os ensaios já estão sendo realizados durante toda a semana, a partir das 19h30, no Casarão 34.

Seleção de percussão

Está confirmado o teste para seleção dos percussionistas pelo diretor musical do espetáculo, João Linhares: será nesta quarta-feira (23), às 14h, no Casarão 34, com a participação do professor e músico da UFPB, Chico Mino. A seleção para o coro foi realizada no último domingo, sendo escolhidas 23 vozes. “Procurei como critério a afinação, o senso de ritmo e a potência, já que o espetáculo Mistérios da Paixão é realizado na praça, ao ar livre”, enfatizou Linhares.