Fonte: Secom-JP
A Secretaria do Turismo (Setur) realiza nesta sexta-feira (25), às 18h, no Hotel Tambaú, a primeira reunião do trade turístico paraibano, dentro da nova concepção administrativa do Governo Municipal, para apresentar aos empresários e profissionais da área as ações e projetos voltados ao desenvolvimento do turismo na região.
Esses encontros deverão ocorrer sempre no final de cada mês e terão o objetivo de integrar entidades como a Associação Brasileira de Agentes de Viagem (Abav), a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), o Convention Bureau, a PBTur e entre outras que estão relacionadas ao turismo da Paraíba.
Na ocasião, os representantes de cada entidade devem apresentar as atividades realizadas na área. Em contrapartida, o secretário do Turismo, Romeu Lemos, vai fazer um balanço das realizações da Secretaria e apresentar o novo plano de ações para o biênio 2005/2006, com um cronograma de execuções. Romeu Lemos deve pedir ao trade que focalize suas atividades na preparação da cidade para o “I Fórum Nacional de Turismo para a Terceira Idade”.
Turismo rural – Representantes das secretarias do Turismo e do Meio-Ambiente, além do Sebrae e do Cefet-PB, visitaram as localidades de Cuiá, Gramame e Engenho Velho – distantes 10 quilômetros do Centro de João Pessoa –, para conhecer o local e traçar um roteiro de turismo rural para a cidade.
O roteiro deve conter atrações para que o turista se desloque e passe a manhã no local, onde terá uma culinária especial, com café da manhã e atrativos como banho de rio e passeio verde. A expectativa é de que, dentro de 60 dias, o roteiro já esteja pronto. É o que garante o secretário Romeu Lemos. “O turismo rural tem que ser desenvolvido como forma de atrativo para que o turista possa permanecer mais tempo na Capital”, explica Romeu Lemos.
Em parceria com a Associação Brasileira de Restaurantes e Empresas de Entretenimento (Abrasel), a Secretaria do Turismo deve realizar treinamento pessoal em restaurantes da cidade para qualificar o serviço oferecido. As empresas devem ajudar os moradores do local a montar um restaurante de comidas típicas preparadas para receber o turista. Além disso, os habitantes de Gramame e Cuiá devem receber instruções de como receber o turista.