Neste verão, o Estado do Rio de Janeiro recebeu novos segmentos de turistas estrangeiros: russos e noruegueses também vieram conferir as belezas da Cidade Maravilhosa e de outros pontos turísticos do interior.
Fonte: Último Segundo
"Recebemos no Carnaval mais de dois milhões de turistas em todo o estado, 540 mil só na capital", disse o secretário de Turismo, Sergio Ricardo de Almeida. Segundo ele, logo o Carnaval acabou, muitos turistas seguiram para cidades do interior do estado, como Búzios e Paraty, para aproveitar o final da temporada.
O governo ressalta ainda o aumento em 45% do número de visitantes que chegaram pelo mar. Enquanto no mesmo período do ano passado 90.291 passageiros desembarcaram no Rio de Janeiro, este ano foram 130 mil turistas. A Secretaria de Turismo espera, durante a temporada turística, que começou em outubro de 2004 e vai até o próximo mês, a atracação na cidade de 80 navios, como os transatlânticos Costa Vitória e Infinit, que vieram para o Carnaval.
Os números são considerados significativos pelo secretário de Turismo. Cada turista participante de cruzeiros marítimos pela costa brasileira gasta por dia pelo menos US$ 200 na cidade do Rio de Janeiro - onde costuma passar mais tempo - e, em média, US$ 40 em municípios como Búzios, Angra dos Reis e Arraial do Cabo.
Um estudo da secretaria mostra que no período de cinco anos houve crescimento de 280 mil a 300 mil empregos nas áreas de turismo, entretenimento e aviação.
"Para nós isso é uma grande vitória. Nos últimos cinco anos o turismo e a prestação de serviços ao turista em todo o Estado do Rio de Janeiro vêm aumentando a cada ano. É muita gente empregada com estas atividades, de todos os níveis de qualificação", disse o secretário.