sábado, fevereiro 19, 2005

Paraíba foi esquecida pelo Governo Federal na última década em relação ao Turismo

Presidente da Embratur, Eduardo Sanovicz, disse que o estado foi o que menos recebeu atenção do governo federal nos últimos dez anos

Fonte: Jornal O Norte


O presidente do Instituto Brasileiro de Turismo, Eduardo Sanovicz, declarou que a Paraíba foi o estado que menos atenção recebeu do governo federal na última década com relação ao setor turístico. A cons-tatação foi feita através de uma avaliação feita pelo órgão para encontrar destinos turísticos diferenciados. Eduardo Sanovicz fez a declaração ontem durante encontro com o prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho, em Brasília.

"A Paraíba foi o estado que recebeu menos atenção do governo federal na última década com relação à promoção turística, por isso quando resolvemos fazer uma campanha de marketing na televisão, pensamos em João Pessoa, que era a Capital e oferecia um turismo combinado: o sol, o mar e o cultural", afirmou Sanovicz.

Ricardo Coutinho, que esteve acompanhado do líder do PMDB no Senado, Ney Suassuna (PMDB), saiu da reunião com expectativa renovada de realização de novas parcerias. Segundo ele, a idéia é inserir a Capital no mercado internacional, mas não deixar de divulgar também para o turista interno.

"O turismo em João Pessoa tem uma característica muito forte, diferenciada, por exemplo, a outras capitais do Nordeste, porque, além de uma predominante vegetação, praias limpas, com balneabilidade, temos uma cidade plana e cultural. Por isso queremos nos colocar como uma cidade de referência nacional-internacional para o turismo da terceira idade, o turismo familiar e o turismo sustentável. O encontro aqui serviu exatamente para isso", explica Ricardo Coutinho.
O turismo ocupa uma das primeiras posições no ranking das maiores fontes de entrada de dólares no Brasil, atrás de produtos como grão e farelo de soja e minério de ferro. A diferença entre o que os visitantes internacionais deixaram no país e o que os brasileiros gastaram no exterior nos primeiros seis meses de 2004 resultou num superávit de US$ 370 milhões, ou cinco vezes maior do que o registrado em 2003.


Parcerias

Desde o ano passado, a Embratur - em parceria com diversos órgãos do segmento turístico do setor público e privado - desenvolve estratégias para tornar os lugares que melhor oferecem esses produtos mais conhecidos - e desejados - no exterior. A imagem do Brasil no exterior está ganhando novos horizontes. A presença brasileira em feiras internacionais de turismo é quase três vezes maior do que a registrada em 2002: serão 36 participações. O país também estará representado em outras dez feiras comerciais de segmentos como alimentação, moda e coureiro-calçadista.