A intensa movimentação nessa temporada tem provocado euforia no trade turístico e desencadeado projetos de investimentos para o setor
Fonte: Jornal O Norte
A intensa movimentação de turistas na Paraíba nessa temporada tem provocado euforia no trade turístico e desencadeado projetos de investimentos, em especial, no setor hoteleiro. Com os hotéis mantendo uma média de ocupação de 80%, desde o final de novembro, o setor já percebe a ampliação de leitos, que atualmente gira em torno de cinco mil, em João Pessoa.
De acordo com o presidente da ABIH (Associação Brasileira da Indústria Hoteleira da Paraíba), Tadeu Pinto, as vendas têm sido bastante positivas e já se percebe a intenção do turista em "esticar" o período de permanência na cidade até após o Carnaval. As reservas para a festa de Momo, segundo alguns hoteleiros, têm sido animadoras, diferente de outros anos.
O reflexo dos investimentos em hotelaria é a inauguração do Atlântico Praia Hotel, do Grupo Othon Travel, que está abrindo uma unidade na praia de Tambaú. No Conde, na praia de Jacumã, um grupo paulista também está concluindo os detalhes para colocar em pleno funcionamento o Jacumã's Lodge Hotel. Também no Litoral Sul, a direção do Hotel Vinking anuncia ampliação de seus leitos.
O presidente da Abrasel (Associação Brasileira de Bares, Restaurantes e Similares da Paraíba), Romeu Lemos, aponta um crescimento de 25% vendas nos restaurantes da cidade. Esse percentual sobe para quase 100% nos bares e barracas da orla marítima, estabelecimentos que não são associados à Abrasel. "A previsão é que esse número dobre na próxima temporada", prevê o empresário.
Romeu Lemos chama a atenção para o perfil do turista que tem visitado João Pessoa. A maioria, segundo ele, vem de cidades vizinhas, em especial de Pernambuco e Rio Grande do Norte. São basicamente famílias inteiras, mas que, de acordo com o empresário, não representa ainda um aumento de faturamento. "O gasto tem sido na mesma proporção do crescimento de pessoas nos restaurantes, de 25%", afirma.
De olho no aumento de turistas em João Pessoa, a direção da Abav (Associação Brasileira de Agentes de Viagem da Paraíba) decidiu criar uma diretoria para o setor de receptivo. Luiz Félix Lucena, diretor da entidade, disse que tem percebido um aumento entre 30% e 40% no número de turistas e que as empresas de receptivo têm trabalhado muito, diferente de anos passados.